CPA

Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avaliará todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

As informações obtidas com o SINAES serão utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Baseando-se nestes princípios, o processo de Autoavaliação Institucional da FAT - Faculdade Anísio Teixeira será coordenado pela CPA – Comissão Própria de Avaliação.
A avaliação interna ou autoavaliação terá como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Autoavaliação Institucional da FAT obedece a duas principais etapas:

a) Autoavaliação Institucional, conduzida pela CPA - Comissão Própria de Avaliação, fundamentando-se nas Diretrizes para Avaliação das Instituições de Ensino Superior e no Roteiro de Autoavaliação Institucional (CONAES);

b) Avaliação Institucional Externa, realizada por comissões externas designadas pelo INEP, segundo diretrizes do CONAES.

Etapas do Processo

O processo de Autoavaliação da FAT - Faculdade Anísio Teixeira é desenvolvido em três momentos, com a participação dos diferentes atores e segmentos que integram a comunidade acadêmica, constituindo-se das etapas:

a) Sensibilização da comunidade acadêmica buscando o seu envolvimento na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros. Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo;
b) Levantamento de dados e informações (primários e secundários), através de formulários e grupos focais e elaboração de relatórios parciais:
c) Elaboração do relatório final, apresentação dos resultados à comunidade acadêmica e divulgação dos resultados aos diversos segmentos da sociedade.

A autoavaliação se justifica pelo fato de a FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA já ter implantado o processo avaliativo institucional visando ao aperfeiçoamento contínuo do ensino, da pesquisa, da extensão, da administração e da gestão acadêmica, na constante busca de saber: quem somos e o que pretendemos ser, remetendo-nos a um processo de reflexão sobre a natureza, a missão, quais são as características e pretensões da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, delimitando metas e propondo ações, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Membros

Profª. Jamylle Santana da Fonseca
Coordenadora CPA

Milena Santana Santos
Representante do Corpo Técnico-Administrativo
 
Prof. Antonio Anilson Rodrigues da Silva
Representante do Corpo Docente
 
João Marcelo Azevêdo Gomes
Representante da Sociedade Civil Organizada
 
Bruno da Silva Santos
Representante do Corpo Discente