Características Gerais

Grade Curricular

Programa de Disciplinas
Corpo Docente
Periódicos Eletrônicos

Coordenador:
Prof. Dr. Márcio Costa Reis

E-mail:
veterinaria@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

Características Gerais

O medico veterinário dentro do seu contexto profissional assume o papel dos mais destacados na contribuição do desenvolvimento social e econômico deste pais, notadamente pelas suas atividades na áreas de saúde publica e produção de alimentos. No exercício da profissão o veterinário, por lei, alem de outras atividades deve atuar na defesa, inspeção e higiene alimentar não somente dos animais como também na saúde publica, dos municípios, Estados e Federação.

Missão do Curso

O curso de medicina veterinária tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes a luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhe a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda regional ou Nacional. A finalização do curso com os estágios obrigatórios e monografia, possibilitará aos alunos dirigir seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.

Concepção do Curso

A FAT oferece a sociedade acadêmica estadual e nacional uma nova proposta de ensino e aprendizagem cuja caracterização do curso fundamenta-se na interação permanente do aluno/professor, informações cientificas / praticas regionais e problemas e soluções. O modelo oferece a concentração de conhecimento / disciplina e blocos, permitindo que o alunado possa permanecer em uma das bases fixas (vê anexos) com residências propiciando o melhor rendimento na aprendizagem com uma melhor e ampla interação entre seus grupos e professores. Os blocos oferecerão um crescendo de informações cientificas e praticas apresentadas na grade curricular e serão obrigatórias não somente no contexto semestral mais também no modelo seqüencial do bloco.

Perfil do Profissional

O Médio veterinário egresso do curso FAT, devera ser o profissional de conhecimentos acadêmicos, científicos, generalista, com tudo capaz de decidir por sua própria aptidão o futuro da sua atividade profissional.
Pela sua formação embasada nos pilares científicos da:
- Saúde e Bem estar animal incluindo-se ai, prevenção de doenças, diagnostico e controle das zoonoses, inspeção e tecnologias de produtos animais, higiene e qualidade dos alimentos assim como no controle e qualidade da saúde publica,
- Da produção animal, observando-se o equilíbrio do meio ambiente destacando-se os conceitos e praticas zootécnicas, melhoramento genético e comportamento dos animais, incluindo-se as aves e animais silvestres,
- Da pesquisa, ensino e extensão. Os médicos veterinários conduzido pelos princípios éticos e morais deverão exercer sua função voltada para o bem estar e qualidade de vida dos animais, com tudo, dividindo essas responsabilidades na busca constante da saúde e qualidade de vida da sociedade. 

Trabalho de Conclusão de Curso / Monografia

Os cursos da FAT exigem elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso dentro das normas ABNT, com base em projeto aprovado no respectivo Colegiado, devendo o aluno demonstrar a formação acadêmica adquirida durante o curso. O Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia será elaborado individualmente pelo aluno sob orientação de um professor de sua livre escolha, desde que o tema apresentado pelo acadêmico guarde correspondência com a área de atuação e/ou formação do docente, com a aquiescência expressa deste. Deverá ter as características formais de trabalho técnico-científico e será submetido à aprovação de uma Banca de Professores designado pelo Colegiado envolvido.

Estágio Curricular Supervisionado

Conforme estabelece o Regimento Geral da FAT, o estágio supervisionado é constituído por atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da FAT.
- A coordenação de estágios bem como o planejamento e o controle de todas as fases dos estágios são competência dos Coordenadores de Curso. Cumpre observar que as atividades programadas são executadas sob a supervisão de professores designados, que respondem por seu acompanhamento, supervisão e avaliação.
Estágio Supervisionado é uma atividade acadêmica obrigatória para os alunos dos cursos de cujos currículos conste como disciplina ou matéria, por imposição legal ou por opção da Instituição.
O Estágio Supervisionado pode ser realizado em forma de:
– Projetos técnicos a serem executados em empresas públicas ou privadas, comunitárias, organizações não governamentais e de economia mista ou diretamente junto à comunidade;
– Duração de no mínimo 300 (trezentos) hora e/ou aula para cada curso e/ou habilitação;
– Monografias ou trabalhos de conclusão de curso;
– Projetos de pesquisa, extensão e/ou prestação de serviços.
Os Estágios Supervisionados serão organizados e coordenados nos termos do Regulamento Geral dos Estágios Curriculares dos Cursos de Graduação da FAT e pelo Manual de Procedimentos.

Formação: BACHAREL EM MEDICINA VETERINÁRIA
Duração:    Prazo Mínimo: 10 semestres
Prazo Máximo: 16 semestres 
Número de Vagas Pleiteadas: 100 vagas anuais, oferecidas no período noturno.

 

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail