Características Gerais

Grade Curricular

Programa de Disciplinas
Corpo Docente
Periódicos Eletrônicos

Coordenador:
Valterney de Oliveira Morais

E-mail:
valterneymorais@oi.com.br

Telefone:
(75) 3616-9451

O Curso

O curso de graduação em Enfermagem da FAT busca conduzir o (a) profissional à opção por caminhos fundamentados na ética. Um (a) profissional enfermeiro (a) que esteja capacitado (a) para coordenar sua equipe de trabalho, visando à qualidade da assistência que vá além de um cuidado centrado no corpo biológico, mas no sujeito / cidadão ou cidadã / ator ou atriz social através de uma relação dialógica. Vislumbrando o CUIDAR / CUIDADO humano.
Para tanto, o curso busca formar profissionais enfermeiros (as), generalistas, humanistas, críticos (as) e reflexivos (as), qualificados (as) para o exercício de enfermagem com conhecimento técnico científicos respeitando os princípios éticos para o cuidado humano, visando à promoção do autocuidado e a manutenção da integridade do individuo, família, grupos e comunidade, em situações de saúde e doença, no âmbito da gestão, gerência, supervisão e avaliação da assistência de enfermagem, atuando nos diversos cenários da prática profissional.

Objetivo Geral

Formar um (a) profissional generalista, com sólido conhecimento nos princípios básicos da profissão, apto a atuar com competência nos diversos níveis de promoção, proteção, tratamento e recuperação, atenção ao indivíduo e à comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida.

Objetivos Específicos

a) Propiciar uma visão integral da profissão que permita ajustes em decorrência das transformações ocorridas no mundo do trabalho;
b) Desenvolver uma prática educativa em que professor (a) e aluno (a) sejam sujeitos integrantes no processo ensino/aprendizagem;
c) Possibilitar integração entre o ensino e prática profissional;
d) Integrar ensino-trabalho-comunidade, implicando em uma imediata contribuição para esta última;
e) Proporcionar programas complementares de educação envolvendo atividades de monitoria, projetos sociais e culturais de extensão e pesquisa científica;
f) Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Egresso do Curso

O (A) enfermeiro (a) a ser habilitado (a) pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado (a) para o exercício do cuidar / cuidado com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas / situações de saúde-doença de acordo com o perfil epidemiológico nacional, regional e local, com ênfase na região do semiárido baiano, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar como integrante de uma equipe multidisciplinar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor (a) da saúde integral do ser humano.

Espera-se que este (a) profissional seja capaz de:

a) No âmbito da atenção/cuidado à saúde: Prestar cuidados aos indivíduos, grupos e população para a promoção da saúde; para a prevenção de doenças e agravos e para o reequilíbrio das necessidades humanas básicas afetadas, sem perder a perspectiva de contribuir para que os indivíduos e os grupos da população ampliem a sua capacidade de autocuidado e de intervenção sobre o seu território.
b) No âmbito da gestão: Conduzir os processos de trabalho da equipe de enfermagem; de unidades de internação e de equipes multiprofissionais que atuam nos serviços de saúde, através de processos de tomada de decisão e de mobilização de recursos (materiais; pessoas; poder; conhecimento), tendo como foco a prestação do cuidado. Gerir serviços de enfermagem e de saúde, bem como sistemas de saúde. Monitorar e avaliar ações, serviços, programas, projetos e planos.
c) No âmbito da educação: Dar continuidade ao seu processo de formação permanente. Formar e qualificar o pessoal técnico e auxiliar de enfermagem. Participar do processo de formação de enfermeiras no serviço. Desenvolver processos de comunicação e educação em saúde junto a indivíduos, grupos e população.
d) No âmbito da pesquisa: Produzir, sistematizar e utilizar conhecimentos voltados para o cuidado, para a gestão e para a educação.

Portanto, o (a) enfermeiro (a) formado (a) por este Curso, poderá:

a) Coordenar e desenvolver o processo do CUIDAR/CUIDADO em Enfermagem nos diferentes níveis de atenção articulando funções assistenciais, gerenciais, educativas e de investigação;
b) Construir, tanto individual como coletivamente, soluções para os problemas de saúde da comunidade avaliando seu impacto e resolubilidade.
c) Atuar de modo sistemático nos diversos campos de trabalho do (a) enfermeiro (a) estabelecendo prioridades.
d) Adotar postura coerente com um compromisso ético político para com a melhoria das condições de saúde da população.
e) Assumir condutas éticas no desenvolvimento de suas ações profissionais, manter elevado o nome da profissão participando ativamente para sua maior visibilidade social.
f) Comprometer-se com a educação permanente e com a produção de conhecimento socialmente relevante.
g) Efetuar leituras críticas e contextualizadas da realidade do país comprometendo-se com a reconstrução da sociedade e o resgate de valores. éticos e humanos.
h) Estabelecer relações de trabalho produtivas regidas pelo respeito mútuo e pelo princípio da pluralidade de idéias.
i) Problematizar as políticas de saúde e interpretar os perfis epidemiológicos das populações /região.
j) Comprometer-se com a educação permanente de sua equipe de trabalho com vistas a desenvolver a competência técnica e ética para o cuidado humano e solidário.
k) Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo seu papel de sujeito histórico e de mudança.
l) Usar com criticidade a tecnologia em função da qualidade de assistência de Enfermagem.
m) Planejar, implementar, supervisionar e avaliar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento, no âmbito local;
n) Intervir no processo de saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade do cuidar/cuidado de enfermagem ao ser humano nos seus diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
o) Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
p) Participar no planejamento e avaliação dos programas de assistência à saúde da instituição de atuação;
q) Participar das associações de classe e organizações sociais.
r) Participar e aplicar pesquisas e /ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional.
s) Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde, garantindo à população o acesso a serviços de forma integral, universal e equânime.

Integração do Curso de Enfermagem da FAT com a Rede de Serviços: Hospitalar e Ambulatorial – Praticas e Estágios dos alunos.

O Curso de Enfermagem da FAT tem uma grande integração com o Sistema Regional e Local de Saúde. Nesta perspectiva, destacamos:

a) Convênio firmado entre a FAT e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), onde possibilita as práticas e estágio dos acadêmicos nas Instituições: Hospital Geral Clériston de Andrade, Hospital Estadual da Criança e Hospital Especializado Lopes Rodrigues;
b) Convênio firmado entre a FAT e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, onde possibilita as práticas e estágio dos acadêmicos nas Instituições Hospitalares do Município, como: Hospital Inácia Pinto de Souza (HIPS) – Hospital da Mulher e o Hospital Municipal da Criança, bem como os serviços: Centro de Referência Municipal de Prevenção do Câncer (CMPC) e o Centro de Diagnóstico e Imagem (CMDI). E através da Secretaria Municipal de Saúde, onde possibilita as práticas e estágio dos acadêmicos na Rede Municipal de Saúde: Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Policlínicas, Centros Especializados, SAMU, CAPs, dentre outros.
c) Convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, onde possibilita as práticas e estágio dos acadêmicos no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).
d) Convênio firmado com o Grupo Hospitalar Mater Dei, onde possibilita aos acadêmicos as práticas e estágio na Maternidade Mater Dei.

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail