Missão
O Profissional de Psicologia formado pela Faculdade Anísio Teixeira deve se caracterizar enquanto um profissional competente e ético, atento à realidade do mercado de trabalho e apto para explorar as possibilidades de inserção da Psicologia em diferentes contextos. Para tal, o curso de Psicologia da FAT deve estimular uma atitude ativa frente às atualizações do conhecimento, compreendendo a natureza científica que fundamenta seu discurso e sua prática na promoção de qualidade de vida e dos direitos humanos.
Objetivo
O Curso de Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana - FAT assegura uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos de acordo com as referidas diretrizes:
a) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
b) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
c) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
d) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
e) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas;
f) Aprimoramento e capacitação contínuos.
Competências e Habilidades
A formação em Psicologia na Faculdade Anísio Teixeira deve propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética/legislação.
- Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as intervenções necessárias em cada situação.
- Comunicação: os profissionais devem desenvolver comunicação eficaz na interação com outros profissionais e com o público em geral, além de manter a confidencialidade das informações confiadas;
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
- Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;
- Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Perfil do Egresso
O perfil profissional desejado resulta das demandas sociais e culturais, peculiaridades da região em que está inserido, assim como as constantes da DCNs, Resolução CNE/CES n° 5/2011, devendo compreender os princípios e compromissos:
? Estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
? Tomar decisões fundamentadas, visando adotar as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
? Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
? Aprimoramento e capacitação contínuos.
O Psicólogo formado pela Faculdade Anísio Teixeira deve se caracterizar como um profissional competente e ético, atento à realidade do mercado de trabalho e apto para explorar as possibilidades de inserção do Psicólogo nos diferentes contextos. Para tal, o curso de Psicologia da FAT deve estimular uma atitude ativa frente às atualizações do conhecimento, compreendendo a natureza científica que fundamenta seu discurso e sua prática na promoção de qualidade de vida.
Atividades Complementares
As atividades complementares são contempladas na Resolução CONSAC 018/2012 que regulamenta as atividades complementares dos Cursos de Graduação da FAT. Com base nesta Resolução, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando(a) condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da matriz curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do(a) aluno(a). Devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do(a) discente, cumprindo pelo menos 200 horas em atividades acadêmicas complementares. A conclusão da Graduação está condicionada ao cumprimento das Atividades Complementares.
Temos como elenco de atividades complementares propostas para o Curso de Enfermagem, com base na Resolução supracitada:
a) Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientada por docentes e monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo.
b) Publicação de artigo em revistas especializadas e em anais de eventos
c) Participação em eventos técnico-científicos e culturais
d) Participação em eventos técnico-científicos e culturais, com apresentação de trabalho
e) Estágios extracurriculares na área do curso
f) Representação Estudantil nos Conselhos ou representação de turma v
g) Participação estudantil em Diretórios Central e Acadêmico
h) Participação em Empresa Júnior
i) Participação em minicursos ou curso de nivelamento promovidos por instituição de ensino superior.
j) Atividades de mesário eleitoral, voluntário ou não, comissário de menores e conselhos tutelares
k) Serviço Voluntário na área do Curso desenvolvido em órgãos públicos ou em empresas privadas, mediante apresentação de relatórios
l) Atividades profissionais na área do Curso em órgãos públicos ou privados, mediante apresentação de Relatório
m) Outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.
Grade Curricular
Princípios Norteadores da Grade Curricular
1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano.
Configuração da Grade Curricular
A grade curricular do Curso de Psicologia da FAT assume a seguinte configuração:
1º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Antropologia Cultural |
72 |
Introdução à Filosofia |
72 |
Genética Humana |
72 |
História da Psicologia |
40 |
Elementos de Anatomia e Fisiologia |
72 |
Psicologia Ciência e Profissão |
40 |
Total |
368 |
2º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Teoria da Desenvolvimento I |
72 |
Introdução à Sociologia |
72 |
Metodologia do Trabalho Científico |
40 |
Ética e Bioética |
40 |
Sistemas e Teorias I |
72 |
Neurofisiologia |
72 |
Total |
368 |
3º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Sistemas e Teorias II |
72 |
Sistemas e Teorias III |
72 |
Psicologia Social I |
72 |
Psicologia do Desenvolvimento II |
72 |
Processos Psicológicos Básicos I
|
72 |
Total |
360 |
4º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Psicologia Social II |
72 |
Estatística Aplicada à Psicologia |
72 |
Psicologia Organizacional e do Trabalho I |
72 |
Optativa I |
40 |
Processos Psicológicos Básicos II |
72 |
Medidas em Psicologia |
40 |
Total |
378 |
5º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Psicologia Organizacional e do Trabalho II |
72 |
Teorias da Aprendizagem |
40 |
Psicologia do Excepcional |
40 |
História e Prática de Saúde Mental |
72 |
Psicologia da Educação
|
72 |
Processos de Avaliação Psicológica I
|
72 |
Total |
368 |
6º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Processos de Avaliação Psicológica II |
72 |
Estágio Básico I |
72 |
Psicologia Hospitalar |
72 |
Psicopatologia I |
72 |
Clínica Psicológica I |
72 |
Total |
360 |
7º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho: aspectos psicossociais I – Gestão de Pessoas |
72 |
Clínica Psicológica II |
72 |
Estágio Básico II |
72 |
Psicopatologia II |
40 |
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde I - Psicofarmacologia |
72 |
Psicologia Comunitária |
40 |
Total |
368 |
8º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde II |
72 |
Monografia I |
90 |
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho: Aspectos Psicossociais II |
72 |
Estágio Supervisionado I |
144 |
|
378 |
9º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Ênfase em Psicologia e Processos de Promoção de Saúde III |
72 |
Psicologia Organizacional e do Trabalho: Aspectos Psicossociais III |
72 |
Monografia II |
90 |
Estágio Supervisionado II |
144 |
|
378 |
10º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho IV |
72 |
Ênfase em Psicologia e Promoção de Saúde IV |
72 |
Monografia III |
90 |
Estágio Supervisionado III |
144 |
|
378 |