Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 403 de 29/09/2011, publicada no Diário Oficial da União de 03/10/2011. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 ? Ponto Central ? Feira de Santana ? Bahia e tem autorização para ofertar 200 vagas anuais, nos turnos vespertino e noturno. Sua carga horária total é de 3.348 (três mil, trezentos e quarenta e oito) horas, que devem ser integralizadas em quatro anos.

Mercado de Trabalho

As possibilidades de atuação do pedagogo são amplas, em espaços escolares e não escolares, pois, além da docência e da gestão na escola, o pedagogo tem atuado em hospitais e empresas.

Duração
8 semestres
Titulo
Licenciatura
Turno
Vespertino e Noturno
Coordenação

Ana Conceição A. Santiago
[email protected]

Missão

Pretende formar para o exercício da docência profissional para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental como agentes de mudança, mediadores da aprendizagem dos alunos, capacitando-os a lidar com a diversidade na criação e utilização de estratégias, novas metodologias e elaboração de materiais de apoio, desenvolvendo o hábito de trabalho em equipe e a complementaridade de atividades educativas aos estudos.

Objetivo

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças.

Competências e Habilidades

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes:

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e da ampliação de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático -pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII - utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças existentes na sociedade.

Atividades Complementares

Na Faculdade Anísio Teixeira, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da grade curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do aluno. Estas devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do aluno.

Grade Curricular

Programa das Disciplinas

A Matriz Curricular contempla os Núcleos de Estudos Básicos, de Aperfeiçoamento e Diversificação de Estudos e de Estudos Integrados, que compõem e estrutura do curso.

Distribuição Curricular
Formação Básica: 2748
Atividades Complementares: 200
Estágio Curricular Supervisionado: 400
Limite Mínimo: 04 anos
Limite Máximo: 07 anos
Carga Horária Geral: 3348

 

  Componentes Curriculares Carga Horária
1º Semestre Teórica Prática Total
PED001 Antropologia, Cultura e Educação 72 00 72
PED002 Fundamentos Filosóficos da Educação 72 00 72
PED003 Fundamentos Históricos da Educação 72 00 72
PED004 Introdução ao Trabalho Científico 72 00 72
PED005 Psicologia da Educação I 72 00 72
  Total: 360 00 360
2º Semestre Teórica Prática Total
PED006 Currículo 72 00 72
PED007 Didática Fundamental 72 00 72
PED008 Fundamentos e Didática da Alfabetização 72 00 72
PED009 Planejamento e Políticas Educacionais 72 00 72
PED010 Sociologia e Educação 72 00 72

 

Total: 360 00 360
3º Semestre Teórica Prática Total
PED011 Fundamentos e Didática da Arte Educação 72 00 72
PED012 Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa 72 00 72
PED013 Fundamentos e Didática da Matemática 72 00 72
PED014 Metodologia da Pesquisa Educacional 72 00 72
PED015 Psicologia da Educação II 72 00 72

 

Total: 360 00 360
4º Semestre Teórica Prática Total
PED016 Avaliação Educacional 72 00 72
PED017 Fundamentos e Didática da Educação Infantil 72 00 72
PED018 Fundamentos e Didática da História 72 00 72
PED019 Fundamentos e Didática de Ciências Naturais 72 00 72
PED020 Fundamentos e Didática de Geografia 72 00 72

 

Total: 360 00 360
5º Semestre Teórica Prática Total
PED021 Educação em Valores 72 00 72
PED022 Estudos Temáticos em Educação 72 00 72
PED023 Literatura Infantil 72 00 72
PED024 Organização e Estrutura da Educação Básica 72 00 72
PED025 Trabalho Cotidiano na Educação Infantil 72 00 72
  Total: 360 00 360
6º Semestre Teórica Prática Total
PED026 Relações étnico-raciais na educação 72 00 72
PED027 Educação em espaços escolares e não-escolares 72 00 72
PED028 Educação Inclusiva 72 00 72
PED029 Estágio Supervisionado da Educação Infantil 60 90* 150
PED030 Projeto de Pesquisa I 72 28* 100
PED031 Tecnologia da Comunicação e Informação em Educação 72 00 72
  Total: 420 118 538
7º Semestre Teórica Prática Total
PED032 Educação Física, Jogos e Recreação 72 00 72
PED033 Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental 60 90* 150
PED034 Estatística Aplicada à Educação 72 00 72
PED035 Fundamentos e Didática da Educação de Jovens e Adultos 72 00 72
PED036 LIBRAS 72 00 72
PED037 Projeto de Pesquisa II 72 28* 100
  Total: 420 118 538
8º Semestre Teórica Prática Total
         
PED038 Educação do Campo 72 00 72
PED039 Estágio Supervisionado do Ensino de EJA 72 28 100
PED040 Trabalho de Conclusão de Curso 72 28 100

 

Total: 216 256 472