Sobre o curso
Mercado de Trabalho
8 semestres
Licenciatura
Vespertino e Noturno
Ana Conceição A. Santiago
[email protected]
Missão
Pretende formar para o exercício da docência profissional para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental como agentes de mudança, mediadores da aprendizagem dos alunos, capacitando-os a lidar com a diversidade na criação e utilização de estratégias, novas metodologias e elaboração de materiais de apoio, desenvolvendo o hábito de trabalho em equipe e a complementaridade de atividades educativas aos estudos.
Objetivo
O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças.
Competências e Habilidades
O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes:
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e da ampliação de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático -pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII - utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
Perfil do Egresso
O curso de Pedagogia da FAT objetiva a formação do profissional da educação capaz de atuar com ética e compromisso em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, visa à formação desse profissional capaz de reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; e capaz de identificar problemas socioculturais e educacionais, respeitando as diferenças existentes na sociedade.
Atividades Complementares
Na Faculdade Anísio Teixeira, as Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar ao graduando condições de realizar, concomitantemente às disciplinas da grade curricular, atividades autônomas e flexíveis que contribuam para a formação pessoal e profissional do aluno. Estas devem se apoiar em mecanismos que ajudem a consolidar, ampliar ou aprofundar a formação básica do aluno.
Grade Curricular
Programa das Disciplinas
A Matriz Curricular contempla os Núcleos de Estudos Básicos, de Aperfeiçoamento e Diversificação de Estudos e de Estudos Integrados, que compõem e estrutura do curso.
Distribuição Curricular | |||
Formação Básica: | 2748 | ||
Atividades Complementares: | 200 | ||
Estágio Curricular Supervisionado: | 400 | ||
Limite Mínimo: | 04 anos | ||
Limite Máximo: | 07 anos | ||
Carga Horária Geral: | 3348 |
Componentes Curriculares | Carga Horária | |||
1º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED001 | Antropologia, Cultura e Educação | 72 | 00 | 72 |
PED002 | Fundamentos Filosóficos da Educação | 72 | 00 | 72 |
PED003 | Fundamentos Históricos da Educação | 72 | 00 | 72 |
PED004 | Introdução ao Trabalho Científico | 72 | 00 | 72 |
PED005 | Psicologia da Educação I | 72 | 00 | 72 |
Total: | 360 | 00 | 360 | |
2º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED006 | Currículo | 72 | 00 | 72 |
PED007 | Didática Fundamental | 72 | 00 | 72 |
PED008 | Fundamentos e Didática da Alfabetização | 72 | 00 | 72 |
PED009 | Planejamento e Políticas Educacionais | 72 | 00 | 72 |
PED010 | Sociologia e Educação | 72 | 00 | 72 |
|
Total: | 360 | 00 | 360 |
3º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED011 | Fundamentos e Didática da Arte Educação | 72 | 00 | 72 |
PED012 | Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa | 72 | 00 | 72 |
PED013 | Fundamentos e Didática da Matemática | 72 | 00 | 72 |
PED014 | Metodologia da Pesquisa Educacional | 72 | 00 | 72 |
PED015 | Psicologia da Educação II | 72 | 00 | 72 |
|
Total: | 360 | 00 | 360 |
4º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED016 | Avaliação Educacional | 72 | 00 | 72 |
PED017 | Fundamentos e Didática da Educação Infantil | 72 | 00 | 72 |
PED018 | Fundamentos e Didática da História | 72 | 00 | 72 |
PED019 | Fundamentos e Didática de Ciências Naturais | 72 | 00 | 72 |
PED020 | Fundamentos e Didática de Geografia | 72 | 00 | 72 |
|
Total: | 360 | 00 | 360 |
5º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED021 | Educação em Valores | 72 | 00 | 72 |
PED022 | Estudos Temáticos em Educação | 72 | 00 | 72 |
PED023 | Literatura Infantil | 72 | 00 | 72 |
PED024 | Organização e Estrutura da Educação Básica | 72 | 00 | 72 |
PED025 | Trabalho Cotidiano na Educação Infantil | 72 | 00 | 72 |
Total: | 360 | 00 | 360 | |
6º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED026 | Relações étnico-raciais na educação | 72 | 00 | 72 |
PED027 | Educação em espaços escolares e não-escolares | 72 | 00 | 72 |
PED028 | Educação Inclusiva | 72 | 00 | 72 |
PED029 | Estágio Supervisionado da Educação Infantil | 60 | 90* | 150 |
PED030 | Projeto de Pesquisa I | 72 | 28* | 100 |
PED031 | Tecnologia da Comunicação e Informação em Educação | 72 | 00 | 72 |
Total: | 420 | 118 | 538 | |
7º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED032 | Educação Física, Jogos e Recreação | 72 | 00 | 72 |
PED033 | Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental | 60 | 90* | 150 |
PED034 | Estatística Aplicada à Educação | 72 | 00 | 72 |
PED035 | Fundamentos e Didática da Educação de Jovens e Adultos | 72 | 00 | 72 |
PED036 | LIBRAS | 72 | 00 | 72 |
PED037 | Projeto de Pesquisa II | 72 | 28* | 100 |
Total: | 420 | 118 | 538 | |
8º Semestre | Teórica | Prática | Total | |
PED038 | Educação do Campo | 72 | 00 | 72 |
PED039 | Estágio Supervisionado do Ensino de EJA | 72 | 28 | 100 |
PED040 | Trabalho de Conclusão de Curso | 72 | 28 | 100 |
|
Total: | 216 | 256 | 472 |