Sobre o curso

O Curso de Gastronomia da FAT foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 155, de 29 de março de 2019, e publicada no Diário Oficial da União de 1º de abril de 2019, ou seja, pelo mesmo instrumento que autorizou o funcionamento da FAT. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 ? Ponto Central ? Feira de Santana ? Bahia e tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno. Sua carga horária total é de 2264 (dois mil, duzentos e sessenta e quatro) horas, que devem ser integralizadas em dois anos.

Mercado de Trabalho

Quanto às áreas de atuação profissional, em Feira de Santana e região, competências gerenciais são mais requeridas como coordenar equipes e atuar na gestão de restaurantes, hotéis, bares, indústrias, hospitais, também como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros na área de culinária e muitos mais.

Duração
4 semestres
Titulo
Tecnólogo
Turno
Noturno
Coordenação

-
[email protected]

Missão

A missão do Curso de Gastronomia da FAT é formar profissionais-cidadãos conscientes de suas responsabilidades e capacitados para uma atuação profissional de excelência na área de gastronomia, contribuindo de maneira importante para o crescimento socioeconômico de Feira de Santana e região. Como se observa, a missão do curso está alinhada à da FAT, em sentido geral de formar profissionais competentes, capazes de se situar diante da sociedade como cidadãos, tecnicamente capacitados para desempenhar bem suas funções, através da oferta de soluções educacionais inovadoras e de qualidade.

Objetivo

O objetivo principal do curso é formar o profissional para atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação e bebidas. Criar, planejar, avaliar, operacionalizar produções culinárias, gerenciar serviços e eventos, considerando os aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais.

O Curso de Gastronomia da FAT pretende: despertar a capacidade empreendedora do estudante; capacitá-lo para atuar na criação, classificação, harmonização e apresentação de bebidas em geral; atuar no planejamento e no gerenciamento de empresas, serviços e eventos gastronômicos; propiciar condições para a consciência de responsabilidade social e ética; incentivar o estudante na busca do aperfeiçoamento permanente; desenvolver a capacidade de comunicação e liderança, dotando-o de habilidades capazes de promover e integrar o trabalho em equipe com outros profissionais e a comunidade.

Competências e Habilidades

O Tecnólogo em Gastronomia terá competências para capacitar e se adaptar às novas tecnologias e aos ambientes impostos pela dinâmica do mercado de Alimentos e Bebidas, além de estar capacitado a trabalhar em equipe com outros profissionais e com a comunidade, tendo na educação continuada elemento importante para a qualificação profissional.

Ele terá competências comportamentais e intelectuais, conhecimentos técnicos e habilidades para ampliar a perspectiva de administrar o gerenciamento do seu próprio negócio ou participar de empresas e empreendimentos de terceiros, administrando a criação e a produção de serviços da área de alimentos e bebidas. Terá, também, capacidade operacional para atuar em cozinhas em geral, padaria, confeitaria, planejamento de cozinha, consultoria gastronômica, gerência de salão e gerência de alimentos e bebidas.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Gastronomia deve ter amplo domínio sobre a culinária regional e internacional, bem como de todos os elementos naturais e culturais que possibilitam o seu desenvolvimento histórico. São profissionais que interagem com as culturas já estabelecidas, desenvolvendo-a de modo inventivo e inovador, a partir das mais diversas influências gastronômicas.

Os profissionais formados demonstram sensibilidade em construir empreendimentos em serviços de alimentação, são criativos e têm competência para trabalhar buscando importantes alternativas para conquistar novos mercados.

Atividades Complementares

O Projeto Pedagógico do curso de Gastronomia da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área gastronômica, reservou um total de 100 horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional em gastronomia do novo milênio. Trata-se de estudos e práticas acadêmicas apresentadas sob múltiplos formatos que têm a finalidade de possibilitar o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, complementar a formação acadêmica e ampliar os horizontes dos conhecimentos técnicos e científicos dos alunos. Por outro lado, as Atividades Complementares refletem a flexibilização curricular do curso, uma vez que tais atividades possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências dos alunos, adquiridas inclusive fora do ambiente acadêmico.

Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientada por docentes; Monitorias de ensino em disciplinas pertencentes à grade curricular; Estágios extracurriculares com acompanhamento de professor supervisor; Publicação de artigo científico em revista especializada; Participação em eventos relacionados à área gastronômica ou áreas afins (jornadas, seminários, congressos), como ouvinte, monitor ou em comissão de realização de eventos; Participação em eventos técnico-científicos com apresentação de trabalhos na área de sua formação ou áreas afins, entre outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

Grade Curricular

 Princípios Norteadores da Grade Curricular

a) Formar profissionais éticos e socialmente responsáveis, capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, tomar decisões, introduzir modificações, possibilitando-lhes mais condição e empregabilidade em um mercado de trabalho diversificado e altamente competitivo;

b) Promover o desenvolvimento de sólidas competências que envolvem o equilíbrio emocional, a apresentação pessoal, o relacionamento humano ou sociabilidade, a iniciativa, a responsabilidade e a ética, dotando o indivíduo de qualificações úteis para desempenhar com proficiência seu exercício profissional;

c) Adotar práticas pedagógicas que visem não apenas ao saber fazer, mas em especial, ao saber ser, assegurando a progressiva autonomia intelectual e pessoal do aluno;

d) Associar a teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividade de extensão.

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Administração da FAT assume a seguinte configuração:

1º Ano

Disciplina Teórica Prática Crédito
Cozinha Internacional I 20 144 4
Tecnologia dos Alimentos 144   4
Higiene e Manipulação 72   2
Cozinha Brasileira 40 144 4
Serviços e Restaurantes 144 20 4
Metodologia da Pesquisa Científica 72   2
TOTAL 492 308 20


2º Ano

Disciplina Teórica Prática Crédito
Cozinha Internacional II  20 144 4
Serviços de Bares e Enogastronomia  72 20 2
Gestão de Empreendimentos Gastronômicos 72   2
Custos em Gastronomia 72   2
Confeitaria e Panificação 40 144 4
Princípios Básicos de Nutrição 72   2
Planejamento de Cardápios 72   2
Supervisão de Prática Profissional 72   2
TOTAL 492 308 20

 

Disciplinas Optativas Carga Horária Crédito
Inglês Instrumental  72 2
Francês Instrumental  72 2
Informática 72 2
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS 72 2

 

Teórica: 984 horas
Prática: 616 horas
Estágio Supervisionado: 300 horas
Trabalho de Conclusão: 120 horas
Atividades Complementares:100 horas
Carga Horária Total: 2.120 horas