Missão
Formar profissionais cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preparados para uma atuação profissional de excelência na área de administração, contribuindo firmemente para o desenvolvimento socioeconômico.
Objetivo
a) dotar o estudante de uma visão holística das organizações para que ele possa compreender a complexidade do processo decisório e escolher modelos de gestão que contribuam para a otimização dos resultados organizacionais;
b) ajudar o aluno a identificar e desenvolver ferramentas de gestão compatíveis com os desafios que recaem sobre as organizações locais e regionais;
c) estimular comportamentos de responsabilidade social, buscando favorecer a compreensão de que o sucesso das organizações está cada vez mais condicionado a interdependências.
d) estimular comportamentos de empreendedorismo para que o aluno possa criar e aproveitar oportunidades de alavancar a atividade empresarial na região em que atuará;
e) estimular o desenvolvimento de habilidades lastreadas nos princípios da ética, da criatividade, da inovação e da flexibilidade para que o futuro administrador possa se adaptar às constantes transformações de caráter socioeconômico;
f) ajudar o futuro administrador a compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
g) formar administradores dotados de iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertos às mudanças e cientes das implicações éticas do seu exercício profissional.
Competências e Habilidades
O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, consoante com as Diretrizes Curriculares instituídas pela Resolução nº. 04, de 13 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Educação:
a) reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
b) desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
c) refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
d) desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
e) ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
f) desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
g) desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
h) desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Perfil do Egresso
O curso de Administração da FAT objetiva a formação de um profissional generalista-humanista capaz de empreender transformações com competência técnico-científica, com espírito crítico, lógico e analítico; com atitudes e habilidades centradas em aspectos como: flexibilidade; capacidade de trabalhar em equipe, norteado pelo princípio da alteridade; responsabilidade ética; visão sistêmica e multidisciplinar; adaptabilidade; capacidade analítica para implementar ações inovadoras e criativas.
Atividades Complementares
O Projeto Pedagógico do curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional dessa área, reservou um total de 200 horas para a realização de atividades complementares, a saber: participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientada por docentes; monitorias de ensino em disciplinas pertencentes à grade curricular; participação na Empresa Júnior vinculada ao Curso de Administração; estágios extracurriculares; publicação de artigo científico em revista especializada; participação em eventos relacionados à área de Administração ou áreas afins (jornadas, seminários, congressos), como ouvinte, monitor ou em comissão de realização de eventos; participação em eventos técnico-científicos com apresentação de trabalhos na área de sua formação ou áreas afins; representação estudantil nos diversos órgãos da Faculdade; participação em Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico; outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.
Grade Curricular
Princípios Norteadores da Grade Curricular
1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano.
Configuração da Grade Curricular
A grade curricular do Curso de Administração da FAT assume a seguinte configuração:
1º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Teoria Geral da Administração |
72 |
Matemática Para Administração |
68 |
Comunicação Organizacional |
68 |
Informática Aplicada à Administração |
68 |
Metodologia do Trabalho Científico |
68 |
Total |
344 |
2º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Teoria das Organizações |
72 |
Economia I |
72 |
Sociologia Aplicada à Administração |
68 |
Matemática Financeira |
68 |
Contabilidade Geral |
68 |
Total |
348 |
3º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Economia II |
72 |
Filosofia e Ética em Administração |
72 |
Organização Governamental e Políticas Públicas |
68 |
Fundamentos de Marketing |
72 |
Análise e Gestão de Custos
|
68 |
Total |
352 |
4º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Gestão de Operações |
68 |
Estatística Aplicada à Gestão I |
68 |
Análise das Demonstrações Financeiras |
68 |
Psicologia Aplicada à Administração |
68 |
Princípios Gerais de Direito |
68 |
Total |
340 |
5º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Planejamento, Programação e Controle de Operações |
68 |
Gestão de Pessoas |
72 |
Administração Financeira I |
68 |
Estatística Aplicada à Gestão II |
68 |
Direito Empresarial |
36 |
Legislação Social e Direito do Trabalho |
36 |
Total |
348 |
6º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração |
72 |
Logística e Gestão da Rede de Suprimentos |
68 |
Gestão de Processos |
68 |
Gestão e Inovação Tecnológica |
68 |
Administração Financeira II |
68 |
Estágio I |
120 |
Total |
464 |
7º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Métodos e Técnicas de Consultoria |
72 |
Desenvolvimento e Gestão de Negócios |
72 |
Planejamento e Administração Estratégica |
72 |
Sistemas de Informações Gerenciais |
36 |
Marketing de Serviço e de Relacionamento |
68 |
Optativa 01 |
32 |
Estágio II |
120 |
Total |
476 |
8º SEMESTRE |
Disciplina |
C/H |
Elaboração e Análise de Projetos |
72 |
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável |
68 |
Orçamento e Administração das Finanças Públicas |
68 |
Legislação Tributária |
36 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
92 |
Optativa 02 |
36 |
Total |
372 |
Disciplinas optativas
Do conjunto de disciplinas Optativas, o aluno deve escolher três para completar a carga horária que deve ser integralizada.
Grupo A |
Carga Horária |
Pesquisa Operacional |
72 |
Direito Administrativo |
72 |
Relações Étnico-Raciais e de Gênero nas Organizações |
72 |
LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais |
72 |