Características Gerais

Grade Curricular

Programa de Disciplinas
Corpo Docente
Periódicos Eletrônicos

Coordenador:
Profa. Me. Jamylle Santana

E-mail:
jamylle@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da FAT é reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 87, de 13 de Março de 2008, e publicada no Diário Oficial da União de 17 de Março de 2008; O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, no turno noturno. Sua carga horária total é de 2.294 (duas mil, duzentos e noventa e quatro) horas, que devem ser integralizadas em três anos.

Missão

A missão do Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da FAT é formar profissionais-cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preparados para uma atuação profissional de excelência na área de tecnologia, contribuindo firmemente para o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana e região.
Como se observa, a missão do curso está alinhada com a da FAT, em sentido geral, que é formar profissionais competentes, capazes de se situar diante da sociedade como cidadãos, tecnicamente preparados para desempenhar bem suas funções, através da oferta de soluções educacionais inovadoras e de qualidade. Ressalta-se, inclusive, que esta IES procura não apenas formar especialistas, mas também cidadãos éticos, detentores de uma visão abrangente que os capacite a entender o seu papel profissional no mundo. Em outras palavras, pessoas críticas de suas próprias ações, capazes de investigar a realidade, e de interagir com outros setores da sociedade, conscientes da responsabilidade social da sua prática profissional.

Objetivo do Curso

O objetivo desse curso é capacitar os alunos para analisar, projetar, implementar e implantar sistemas para Internet, utilizando e propondo sempre novas tecnologias, desenvolvendo pesquisas e buscando novas soluções. Além de formar profissionais em Informática, com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe, realizando sempre um trabalho criativo e empreendedor.

Competências e Habilidades desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes:

  • Empreender negócios na área de sistemas para internet
  • Entender a funcionalidade dos elementos que compõe um Sistema para Internet;
  • Compreender os protocolos e serviços utilizados em Sistemas para Internet;
  • Gerenciar serviços e funções dos sistemas operacionais de rede;
  • Compreender a sintaxe e a semântica dos principais protocolos da arquitetura TCP/IP;
  • Avaliar e selecionar protocolos de comunicação, sistemas operacionais de rede, servidores de comunicação e aplicações cliente/servidor;
  • Avaliar e selecionar computadores, dispositivos de comunicação à distância, roteadores, concentradores, interfaces e outros dispositivos de conexão à rede;
  • Propor soluções de segurança dos Sistemas para Internet;
  • Empregar técnicas de levantamento de dados, projetar sistemas e banco de dados;
  • Utilizar técnicas de padronização, documentação, validação e testes;

Perfil do Egresso

O perfil do profissional que estaremos formando no curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet é o de um tecnólogo especializado no levantamento de requisitos, projeto, desenvolvimento e manutenção de projetos do mundo real.
Dessa forma, o curso busca estabelecer uma prática de ensino que articule as áreas do conhecimento implicadas na formação de um profissional de sistemas. Ou seja, uma formação que prepara o egresso para ser agente transformador no mercado, pois não estará restrito à aplicação da tecnologia. Será capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas relacionados a sistemas para Internet. Utilizará ferramentas, equipamentos, métodos e técnicas específicas para implementar, implantar e gerenciar sistemas nas instituições públicas e privadas com objetivo de melhorar as condições de trabalho e de vida dos profissionais envolvidos. Possuirá uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

Mercado de Trabalho

As funções que este profissional poderá ocupar no mercado são:

Analista de Processo de Software;

Gerente de Desenvolvimento de Software

Gerente de Tecnologia de Informação;

Programador de Sistemas Computacionais

Consultor em Tecnologia da Informação

Administrador de Dados

Atividades Complementares

Finalidades: O Projeto Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da FACULDADE ANISIO TEIXEIRA, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área tecnológica, reservou um total de 200 horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional de TI do novo milênio.

O Projeto Pedagógico do Curso de Redes de Computadores da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA reconhece que o contato com o mercado de trabalho, ainda durante o período de formação, possibilita a consolidação de conceitos, contribui na preparação para a carreira profissional e orienta o estudante de Redes na sua escolha de especialização profissional. Neste sentido, e considerando que de acordo com o parágrafo 3º do Artigo 7º da Resolução 004/2005, a inclusão do Estágio Supervisionado no currículo do Curso de Graduação é uma opção da IES ofertante do curso, o curso de Redes de Computadores da FAT opta pelo cumprimento do estágio, objetivando colocar no mercado as práticas vivenciadas em laboratório. Dessa forma, o estágio poderá ser realizado pelo estudante no 5º e 6º acompanhado pelas disciplinas Estágio Supervisionado I e II.

Estágio curricular supervisionado

O Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas para Internet da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA reconhece que o contato com o mercado de trabalho, ainda durante o período de formação, possibilita a consolidação de conceitos, contribui na preparação para a carreira profissional e orienta o estudante de Sistemas para Internet na sua escolha de especialização profissional. Neste sentido, e considerando que de acordo com o parágrafo 3º do Artigo 7º da Resolução 004/2005, a inclusão do Estágio Supervisionado no currículo do Curso de Graduação é uma opção da IES ofertante do curso, o curso de Sistemas para Internet da FAT opta pelo cumprimento do estágio, objetivando colocar no mercado as práticas vivenciadas em laboratório. Dessa forma, o estágio poderá ser realizado pelo estudante no 5º e 6º acompanhado pelas disciplinas Estágio Supervisionado I e II.

Duração Mínima: 6 semestres
Carga Horária: 2.000 horas
Formação: Graduação em Tecnologia
Horário: Noturno

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail