Pesquisadores desenvolvem laboratório de informática 50% mais barato

05

Modelo desenvolvido pela UFPR será implantado em todas as escolas do Paraná. A UFPR inaugurou no último dia 19 de abril o Laboratório Multiterminal. Planejado para atender 60 usuários com apenas 15 computadores, o laboratório é pioneiro no mundo na utilização da tecnologia multiterminal em software livre. Pesquisadores da universidade, em parceria com o governo do Estado, aperfeiçoaram uma forma de ligar vários conjuntos de monitor, teclado e mouse em um único computador. Assim, no Laboratório Multiterminal cada computador é utilizado simultânea e independentemente por quatro pessoas. Marcos Castilho, professor do Depto. de Informática da UFPR, explica que normalmente um usuário utiliza só uma pequena parte do poder de processamento dos computadores, o que torna possível compartilhar uma máquina entre vários usuários e assim gerar economia. No Laboratório Multiterminal da UFPR foram instalados 15 Pentium 4 2.26 GHZ. Na prática, cada um dos 60 terminais custou apenas 900 reais – um recorde brasileiro em barateamento de custos. Com a redução do número de máquinas também há economia em instalação, manutenção e administração do laboratório. O Laboratório Multiterminal funciona como piloto para o Paraná Digital, o projeto de inclusão digital do governo Estado. A meta do governo é levar computadores e internet banda larga a todas as escolas públicas da rede estadual. Ao todo, serão 44 mil computadores distribuídos 2.100 escolas. 1,5 milhão de alunos serão beneficiados diretamente. A parceria entre o governo e a universidade garantiu o financiamento da pesquisa. Com software livre foi possível adaptar o sistema de acordo com as necessidades das escolas, e agora o sistema pode ser distribuído gratuitamente. O Laboratório Multiterminal fica no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, e está sendo utilizado pelos estudantes durante as aulas. Mais informações pelo fone (41) 361 3567/ (41) 9941 2005, pelo site: http://www.c3sl.ufpr.br ou pelo e-mail [email protected] (Assessoria de Imprensa da UFPR)