Cursos de Comunicação da FAT formam profissionais capacitados

Profª Marly Caldas - Coordenadora dos Cursos de Comunicação da FAT

Os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, ambos da área de comunicação social, da Faculdade Anísio Teixeira – FAT – estão formando e inserindo profissionais mais preparados no mercado de trabalho.

No primeiro semestre de 2010, a primeira turma de publicitários da FAT concluirá o curso após oito semestres de aulas práticas e teóricas. Porém, a atuação no campo de trabalho já é parte da rotina dos estudantes da instituição.

Juci Nascimento, estudante do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, afirma que o conhecimento adquirido nas aulas oferece condição ao aluno de entrar no mercado, mesmo antes de concluir o curso. “Não tinha nenhum conhecimento da área de comunicação. Devido à qualidade do ensino da FAT, pude começar a trabalhar numa agência logo no quinto período”, comemora.

A primeira turma de Jornalismo está no sétimo semestre – ainda falta um período para esses discentes conquistarem o diploma -, mas parte dos mesmos está no mercado desde o quinto semestre. Daniele Amâncio, estudante que atua em um jornal local, diz que “é fundamental ter contato com a realidade da profissão desde cedo, pois a soma dos conhecimentos teóricos e práticos favorece a formação de um profissional mais seguro e qualificado”.

O quadro de professores especializados e em contato com o mercado, além da estrutura física, composta por laboratórios para aulas práticas e por uma biblioteca informatizada, que atende à demanda dos alunos, são alguns dos componentes que fazem a FAT atrair estudantes de Feira de Santana e de cidades vizinhas como Santo Estevão, Serrinha, Amélia Rodrigues, Santo Amaro da Purificação e Conceição da Feira.

Segundo a coordenadora dos cursos, Professora Marly Caldas, “os alunos de Publicidade e Propaganda já possuem à sua disposição todos os laboratórios exigidos pelo Ministério da Educação - MEC ”. Na ilha de edição de imagens e nos laboratórios de informática, fotografia e rádio, os estudantes aplicam o conhecimento adquirido e desenvolvem sua criatividade.

A coordenadora informa ainda que o laboratório de telejornalismo, componente fundamental no curso, está em fase de conclusão. Com o laboratório instalado, o curso de Jornalismo completará sua estrutura para oferecer um ensino mais qualificado aos estudantes.

Neste semestre, os futuros jornalistas terão aulas de telejornalismo. As aulas serão ministradas por Jorge Alan, profissional gabaritado que integra a equipe de jornalistas esportivos da Rede Bahia de Televisão.

“Com os laboratórios e professores qualificados que temos, os profissionais que serão formados pela FAT têm capacidade de atuar em nível local, nacional e global através de mídias impressas, digitais e eletrônicas”, enfatiza a coordenadora.