Medicina Veterinária é o mais novo curso da FAT

A Faculdade Anísio Teixeira oferece mais um novo curso - Medicina Veterinária. O curso de Medicina Veterinária tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas dentro dos princípios éticos e do bem estar animal, de modo que se observarão as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental.

O Prof. Luciano Figueiredo, coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAT, afirma que a formação acadêmica que a FAT oferece deve proporcionar ao aluno as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes à luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhe a livre escolha de suas futuras atividades profissionais nas áreas de saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda regional ou Nacional. Acrescenta  ainda que a finalização do curso  constará de estágios obrigatórios e monografia, o que possibilitará aos alunos dirigir seus conhecimentos e aprendizagem na busca de suas definições.

Dentro do seu contexto profissional, o Médico Veterinário assume o papel de um dos mais destacados na contribuição do desenvolvimento social e econômico deste país, notadamente pelas suas atividades nas áreas de saúde pública e produção de alimentos. No exercício da profissão, esse profissional, por lei, além de outras atividades, deve atuar na defesa, inspeção e higiene alimentar não somente dos animais, como também na saúde pública dos municípios, Estados e Federação.

O médico veterinário egresso do curso da Faculdade Anísio Teixeira deverá ser o profissional de conhecimentos acadêmicos científicos, generalistas; contudo, capaz de decidir, por sua própria aptidão, o futuro da sua atividade profissional.

Sua formação deve estar embasada nos pilares científicos da saúde e bem estar animal, com a inclusão de prevenção de doenças, diagnóstico e controle de zoonozes, inspeção e tecnologias de produtos animais, higiene e qualidade dos alimentos, assim como no controle e qualidade da saúde pública; da produção animal. Tudo isso tão bem realizado , com o objetivo, sempre, de se observar o equilíbrio do meio ambiente, de modo que se destacarão os conceitos e práticas zootécnicas, melhoramento genético e comportamento dos animais, com a inclusão das aves e animais silvestres; da pesquisa, ensino e extensão. O médico veterinário, uma vez  conduzido pelos princípios éticos e morais , deverá exercer sua função voltada para o bem-estar e qualidade de vida dos animais; no entanto,  dividirá essas responsabilidades na busca constante da saúde dos animais e na qualidade de vida da sociedade.

Faculdade Anísio Teixeira - a Faculdade Referência. Inscrições abertas para o vestibular 2010.1 até 09 de dezembro.