FAT realiza IV Jornada Acadêmica discutindo educação e desenvolvimento sustentável

Vanja Moraes, representante do Instituto de Gestão das Águas e Clima

A Faculdade Anísio Teixeira (FAT) promoveu, entre os dias 11 a 13 de novembro, a IV Jornada Acadêmica. A edição deste ano teve como tema a “Educação e o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Possibilidades”. Cumprindo a proposta temática, o evento foi aberto com a palestra “Educação e Desenvolvimento Ambiental”, proferida por Vanja Moraes, representante do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

Com este tema importante para toda a sociedade, o número de alunos e professores superou todas as expectativas. Em sua exposição, a palestrante chamou a atenção para a crise ambiental em que se encontra o mundo e a necessidade de preservação das águas. Para Vanja Moraes, as degradações ocorridas no meio ambiente são frutos de uma sociedade consumista. “Vivemos um momento social em que o homem se preocupa mais com os seus bens materiais de consumo do que com o ambiente que o cerca”, diz.

Como forma de tentar reverter o quadro ambiental encontrado, Moraes afirma que a sustentabilidade é um caminho, e salienta que “o cenário atual do meio ambiente só vai poder ser melhorado se a maioria da população deixar de ser excessivamente consumista e passar a ter uma vida sustentável”.

Segundo Vanuza Souza da Silva, estudante do 2º semestre de Administração da FAT, o tema da palestra foi de grande importância para todos. “A discussão sobre o meio ambiente é válida, pois faz as pessoas refletirem sobre o quanto precisam dos recursos naturais como a água”, afirmou a estudante.