Coordenador da FAT lança livro na USP

Dr. José Maria Dias Filho

Integrando uma equipe composta de 32 pesquisadores que atuam em Programas de Mestrado e Doutorado em Controladoria, o Dr. José Maria Dias Filho, professor da UFBA e coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAT, lançou o seu terceiro livro na Universidade de São Paulo, no dia 30 de julho, por ocasião do 9º Congresso de Contabilidade e Controladoria. Participaram do evento estudantes, mestres e doutores de todas as regiões brasileiras, além de várias autoridades internacionais da área de contabilidade.

Editado pela Atlas, o livro intitulado Estudando Teoria da Contabilidade reúne pela primeira vez na história da contabilidade brasileira professores de várias instituições de ensino superior, com vasta experiência na difícil arte de ensinar contabilidade, especialmente aos jovens universitários nos nossos cursos de graduação. A referida obra destina-se, principalmente, aos estudantes de teoria da contabilidade, contabilidade avançada, contabilidade geral e tópicos contemporâneos em contabilidade, tanto na graduação como na pós-graduação. Segundo o professor José Maria, o livro apresenta temas muito ricos e sugestivos para uma discussão aprofundada sobre o papel da Contabilidade enquanto ciência social.

Em sua obra, o Prof. José Maria considera que os diversos desafios que têm recaído sobre a contabilidade nos últimos anos, tais como mensuração de intangíveis, pressões da sociedade para se conciliar sucesso econômico com a preservação do capital natural e prevenção de escândalos corporativos, acabaram contribuindo para ampliar ou modificar os mecanismos de evidenciação contábil. Se antes os relatórios contábeis eram predominantemente destinados a subsidiar decisões de caráter econômico, hoje incorporam novas funções, entre as quais merece destaque a tentativa de favorecer o relacionamento entre a empresa e os diversos agentes que lhe dão sustentação.  Continuando, o Prof. José Maria salienta que tudo isso vem fortalecer o entendimento de que a contabilidade não é um simples instrumento de apoio a decisões de caráter econômico, mas um aparato que afeta o mundo em que vivemos, as estruturas sociais, as relações entre o Estado e o cidadão, as relações entre empregado e patrão e outras semelhantes.

Para a FAT, o lançamento desse novo livro representa um paço muito significativo rumo à consolidação dos seus ideais, sobretudo no que diz respeito ao compromisso de promover a geração e a disseminação do saber através da pesquisa. Além disso, integrando-se a redes de pesquisas com a participação de pesquisadores reconhecidos em todo o país, como é o caso do Prof. José Maria, a Faculdade torna-se mais preparada para iniciar uma nova etapa em sua caminhada, ampliando as chances de instalar a pós-graduação stricto-sensu, com cursos de Mestrado e Doutorado.