FAT promove aula inaugural do Curso de Pós em Imagem e Comunicação Corporativa

Acontecerá, hoje (10/08), no prédio da Faculdade Anísio Teixeira – Getúlio Vargas, aula magna do curso Imagem e Comunicação Corporativa, com início previsto para as 19h:30min. O evento contará com palestra da Msc Germana Araújo, Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pelo PPGDCI/UEFS, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – FACOM/UFBA
            Visando oferecer a graduandos e graduados em comunicação social uma formação especializada para gerir imagem e comunicação corporativa em instâncias públicas e privadas, a FAT implementa mais essa Pós, incumbida de habilitar o aluno para planejar e desenvolver estratégias inovadoras no campo da comunicação, o que consequentemente refletirá em melhorias de sua atuação no campo dos negócios.
            Como uma boa comunicação é critério diferenciador para qualquer campo de trabalho, o curso também estará aberto a estudantes e profissionais de Administração, Design Gráfico, Gestão de Eventos e de demais áreas afins, que pretendam atuar como docentes e gestores na área, para o quê receberão a devida formação profissional, desenvolvida por professores titulados e conceituados no exercício do ensino superior.
            O curso pretende apresentar formas de gestão da imagem institucional e da comunicação corporativa, bem como desenvolver e / ou aprimorar ao aluno uma visão global da comunicação e seu planejamento. Coordenado pelas Mestres Profª Kelly Alves e Profª Luciana Boeira, utilizará professores também Mestres e Doutores, além de uma grade curricular que propiciará ao aluno desenvolver, acompanhado e orientado por um professor, seu próprio projeto de Imagem e Comunicação Institucional.
            Planejar e gerir a imagem corporativa de uma empresa cliente é saber relacionar a interdependência entre a estratégia de concepção da marca com a estratégia dos vetores de sentido utilizados na produção e comunicação da corporação - como um engendramento recíproco necessário para o estabelecimento da relação dessa corporação com demais atores do mercado condicionados à existência de estratégias sociais de diferenciação,
Compreendendo que o valor de inovação, que é essencial para a geração de novos de produtos, está no coração das estratégias de concorrência entre empresas e, por isso, é necessário que as empresas invistam na observação das tendências sócias para construir um processo de produção simbólica e conceber suas políticas de inovação. Portanto, localizar e planejar uma imagem corporativa é também saber localizar conceitos para cada época e para grupos sociais particulares.
As estratégicas corporativas de marcas são, a partir de então, condicionadas à existência de estratégias sociais de diferenciação, pensamento esse que inaugura a compreensão sobre a segmentação de mercado; ou seja, a constituição social de identidades necessária para o entendimento das características psicográficas de grupos sociais. Neste sentido, pode-se apontar para duas questões de natureza teórica: a função social das marcas; e o processo de sua constituição – do que se nutrem e como se modificam (Redesign).
Busca-se o pensamento de alguns autores (Baudrillard, Norberto, Castoriadis, etc.) para compreender o universo simbólico incorporado por uma empresa (ou produto) quando ela recebe uma marca. Podem-se identificar, então, duas funções sociais das marcas:
(A)A Marca como dispositivo de mediação entre a corporação e demais atores do mercado; ou seja, já que a política de inovação das corporações impulsiona as mudanças constantes nas características funcionais dos produtos, a marca, em oposição à descontinuidade da imagem do produto, deve manter vivo significados estáveis que criam a estima positiva e valores dos produtos com os consumidores. Sendo assim, a marca torna-se patrimônio simbólico das corporações/produtos;
(B) A Marca como dispositivo de determinação (identificação e classificação) das características socioculturais de grupos.