Alunos da FAT participaram do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Estudantes do curso Publicidade e Propaganda da FAT

De 3 a 5 de junho um grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda da FAT participaram do  17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que teve como tema ‘Vanguarda Criativa’. O evento é considerado o terceiro maior do mundo para os publicitários e cada ano aumenta sua popularidade no meio, iniciada em 1976.
O festival, cuja proposta principal foi discutir e analisar o segmento publicitário abrangeu temas de interesse dos profissionais, graduandos, do mercado publicitário e áreas afins. “Além de conhecer o belíssimo lugar que é Gramado-RS, pude ampliar minha rede de contatos e estar ligado no que há de novo no mundo da propaganda”, salientou Daniel Silveira, graduando do 7º semestre de Publicidade e Propaganda da FAT.
O Festival, que é conhecido pelos grandes nomes nacionais e internacionais que são selecionados para participarem, este ano teve palestrantes como Washington Olivetto, Neal Davies (Agência NAKED), Rony Rodrigues (BOX- 1824), Silvio Matos, Samuel Benavente (SB & Partner), Christian Lurzer, Miguel Genovese, dentre outros da Publicidade.
“Este ano, o festival destacou o patrono da edição anterior, Washington Olivetto, um dos mais importantes publicitários do Brasil, dono da W/Brasil. Até música para a agência dele foi feita nos anos 80 e virou hit nacional na voz de Benjor: Alô alô, W Brasil... jacarezinho... avião...” destacou o professor de Comunicação Social da FAT, Danilo Weber. O professor salientou que os alunos participantes do evento tiveram um ‘upgrade’ de experiências e conhecimentos com uma visão do mercado externo tanto nacional como internacional.
“Lá foi maravilhoso! Um banho de civilização numa cidade menor que bairros de Feira de Santana. No evento nós percebemos que se não foi maior não foi por falta de espaço, mas por causa da crise mundial, mesmo assim, não tira o glamour e a importância: Tivemos palestras sobre todas as áreas da publicidade, da criação ao atendimento”, acrescentou Danilo.
O professou falou também que a participação dos estudantes foi massiva: “Eles estavam empolgados e participaram de quase todas as palestras, principalmente à tarde, pois a dificuldade era conseguir acordar cedo mesmo para tomar o café da manhã com aquele frio abaixo de zero! Mas a participação foi muito proveitosa”.
Em paralelo ao festival, realizou-se o 4º Prêmio Universitário de Comunicação Social para estudantes de comunicação da América Latina. Para o primeiro colocado, foi concedido Certificado e o troféu Amazônia, e também uma inscrição no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Para o segundo e terceiro lugares foram concedidos Certificado de Menção Honrosa e inscrições para participar do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado.