31ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana

Prof. Valterney Morais, coordenador do curso de Enfermagem da FAT

31ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana

Foi realizada na semana passada a 31ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana. Evento que foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem de Feira de Santana (ABEN) em parceira com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e Faculdade Nobre (FAN).

A Semana de Enfermagem de Feira cujo tema foi ‘Enfermagem Vale a Vida’, ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio no CUCA (Centro de Cultura e Arte). No dia 18 iniciou-se com a abertura oficial dirigida pelos representantes oficiais das instituições envolvidas UEFS, FAT e FAN e seguiu-se com ciclos de palestras pela manhã e pela tarde.

No dia 19 foram realizados mini-cursos e Workshops nas faculdades durante todo o dia, com diferentes temas dentre eles a Abordagem Sindrômica em DST/ AIDS realizada na FAT. “O mini-curso sobre DST/ AIDS foi de fundamental importância para sabermos como vamos nos comportar diante de um paciente que tenha DST”, informou Neoma Oliveira, graduanda do 8º semestre da UEFS. Neoma também salientou que o enfermeiro tem que tratar as pessoas de uma maneira integral quebrando seus pudores.

O coordenador do Curso de Enfermagem da FAT, Prof. Valterney de Oliveira Morais, salientou a importância do evento para o corpo estudantil, já que foram discutidos temas como políticas voltadas para a enfermagem. “É bom que os estudantes comecem a enxergar e interagir com as referências e terem uma noção de como será o ‘mercado’ lá fora”,disse o Prof. Valterney.

O encerramento, que aconteceu no dia 20 no CUCA, foi apresentado um seminário elaborado pelos estudantes do 7º semestre de enfermagem da UEFS com o tema ‘SUS 20 ANOS UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA’, mostrando a evolução do Sistema Único de Saúde que foi criado em 1988 e aprovado pela Constituição Federal onde reconheceu o direito de acesso universal à saúde para a toda a população.

“As palestras que participei foram maravilhosas, com profissionais qualificados e experiências valiosas, o que nos abriu novos horizontes voltados à profissão”, relatou a estudante do 3º semestre de Enfermagem da FAT, Shirley Nascimento Rodrigues. Sobre à contribuição da 31ª Semana para o currículo profissional e o acúmulo de experiências Shirley afirma: “É satisfatório, pois nos foi proporcionado amplos aprendizados, e o melhor é que foi tudo voltado para realidade que vivemos”.

A palestra que encerrou a programação foi ministrada pela professora e enfermeira Zannety da UEFS, com o tema ‘Aborto provocado X Violência doméstica’. Onde a mesma demonstrou dados alarmantes sobre a situação crítica dos abortos provocados no Brasil e que mostram uma estatística dura de ocorrências cometidas diariamente entre adolescentes (23,53%), jovens adultos (29,42%).