Alunos de Direito da FAT enfrentaram Simulado

O primeiro simulado para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB foi realizado no último dia 16, na Faculdade Anísio Teixeira - FAT, onde os estudantes do VII semestre do curso de Direito desenvolveram o projeto como turma piloto.
    A FAT é a primeira instituição de ensino superior de Feira de Santana a tomar essa iniciativa no segmento de direito. A coordenadora do curso de Direito da instituição, Profª Hilda Vargas, explicou a estrutura do simulado para o exame da OAB, "o simulado teve 120 questões, o tempo de resolução foram quatro horas. Os estudantes tiveram a mesma quantidade de questões e de tempo para a prova da Ordem. Com o simulado os alunos adquiriram experiência para o futuro teste”, relatou a coordenadora.
    A prova da OAB apresenta um alto nível de reprovação, destacou Profª Hilda,  “a importância de um simulado desse tipo no curso de Direito é fundamental, pois o grau de dificuldade do teste da Ordem é apresentado com o número de aprovados no mesmo”. Aproximadamente de 200 candidatos apenas 20 são aprovados, informou Vargas. A coordenadora argumentou a necessidade dos alunos de Direito fazerem o simulado. “Para os alunos é uma perspectiva de treinamento, sendo assim, eles devem encarar a avaliação como uma capacitação para a prova da OAB", ressalta.
            O exame da OAB foi comentado pela Profª Hilda de forma sintetizada, “o exame acontece no país inteiro, após o resultado, o estudante enfrentará mais quatro provas com questões subjetivas durante quatro dias. A participação dos professores do curso de Direito no projeto do simulado é abordada pela coordenação, o simulado é uma coisa a parte, os professores vão ministrar normalmente a vida acadêmica na faculdade e não serão exigidos à se voltarem ao exame da OAB, depende de cada professor direcionar o seu conteúdo ao teste, independente disso, o conteúdo do corpo docente cairá no exame futuramente”.
    Os alunos não serão obrigados a participar, pois a prova de conhecimento é um projeto complementar ao curso. A Faculdade Anísio Teixeira tem o objetivo de implantar a cada semestre do curso de Direito o simulado, aberto apenas para os alunos do VII  ao X semestre, levando o nível de excelência do curso. O resultado da prova foi divulgado dia 18 de maio, na FAT.