16 de abril - Campanha Mundial da Voz

Fonoaudiólogos estarão em comemoração ao DIA MUNDIAL DA VOZ – 16 de abril, em todo o país orientando a população sobre a importância da voz e quais os cuidados que se deve ter para manter uma voz saudável. A voz humana é um dos principais meios de comunicação, por meio dela expressamos sentimentos, pensamentos e emoções.

A iniciativa da Campanha da VOZ é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) com apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 4ª Região e do Conselho Federal de Fonoaudiologia. O tema da campanha é “Seja amigo da sua voz!”.
Na FAT o Curso de Pós-Graduação: Especialização em Voz estará realizando triagens vocais e orientação para professores, funcionários, alunos e toda a comunidade da FAT.

A campanha tem o objetivo de conclamar a população para ações educativas voltadas para a conscientização vocal e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura. O público alvo é prioritariamente a população comprometida com a formação educacional, cultural e artística (professores, atores, locutores, advogado, cantores etc.), além da população em geral. A campanha visa promover ações que favoreçam a conscientização da sociedade quanto à importância da saúde vocal e a prevenção de alterações na voz; promover ações para divulgar a importância da educação da voz desde a infância, incluindo a formação cultural, educacional e social do indivíduo. 

Segundo levantamento realizado no Estado da Bahia, 59,2% dos professores apresentaram queixa de “calos nas cordas vocais” desde que começaram a trabalhar. Essas alterações vocais estão, muitas vezes, relacionadas ao trabalho, com constantes afastamentos e licenças, o que acarreta importante impacto social, econômico, profissional e pessoal. O prejuízo com o afastamento de professores com alterações vocais pode ultrapassar a cifra de cem milhões de reais ao ano no país, além de afetar a qualidade do ensino, e a motivação do aluno. Esses profissionais, na maioria das vezes, não têm orientação sobre como utilizar a voz de forma adequada, o que poderia evitar uma série de transtornos.

As queixas mais comuns das pessoas que apresentam problemas de voz são: rouquidão, cansaço ao falar, falta de ar ao falar, dor ao engolir, perda da voz, perda de notas para cantar, dores na nuca e nos ombros, tensão, pigarro constante. Caso você apresente algum destes sintomas ou tenha interesse em ser atendido por um Fonoaudiólogo Especializando em VOZ, estamos com inscrições abertas para o atendimento Clínico do Curso de Especialização em Voz da FAT. O atendimento à população é gratuito. Entre em contato com o número 3623-9008 e deixe seu nome e telefone para contato.

CUIDE DA SUA VOZ. VOZ CUIDADA É SAÚDE REDOBRADA!!

Profa. Ms. Ivani Rosa dos Santos
Coordenadora do Curso de Especialização em Voz da FAT
Fonoaudióloga
Mestre e Especialista em Voz
[email protected]

 

Compartilhe