Estudantes da FAT participam de sessão especial no Parque do Saber

Alunos e professores em visita ao Parque do Saber

Estudantes do 5º semestre de Jornalismo, do 4º e 5º semestres de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira – FAT, participaram no último dia 11, de uma sessão especial demonstrativa no Teatro Virtual Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Na visita ao Museu os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e a importância dos equipamento para a ‘Princesa do Sertão’.

A iniciativa da visita foi do professor de fotografia, Antonio Carlos Magalhães que contou com o empenho do diretor da instituição, o astrônomo Cezar Orrico e dos professores da FAT como Andrews Pedra Branca, Paulo de Tarso, Marcos Morais e Daniela Pinto.

Os convidados tiveram a oportunidade de assistir no Teatro Virtual - também chamado cinema imersivo digital, com seu confortável auditório contendo poltronas em semicírculos, as quais possuem diferentes graus de inclinação de acordo com seu afastamento, dando às vezes a impressão que “fazemos parte da imagem”. Assim como, a exibição de fotos, de vídeo clips, slides numa tela de 360 graus, as potencialidades e possibilidades do planetário ZKP4 Quinto.

As apresentações mostraram desde aspectos do fundo do mar até o desvendar da descoberta do universo com seus planetas, constelações, órbitas. O estudante da FAT, do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda André Costa mostra a História da Fotografia no mundo, emocionando a todos que estavam presentes pela sua definição visual, sonorização e imagem. No final os aplausos da platéia davam a devida concepção do ‘espetáculo fantástico’ que será oferecido aos visitantes do Museu Parque do Saber.

“Estou maravilhado com o que vi e tivemos a oportunidade de conhecer muito mais sobre o universo, desde como surgiu até a sua atual existência. Quero aproveitar e parabenizar ao ex-prefeito José Ronaldo, por proporcionar aos feirenses um avanço tecnológico de primeiro mundo”, ressaltou a estudante Mara Thandra.

Área de Atuação do Museu

O Museu Parque do Saber tem a intenção de beneficiar alunos do ensino fundamental, médio e superior, além de dar apoio pedagógico aos professores e profissionais de todas as áreas, sua localização à rua Tupinambá, s/n, bairro São João, ocupa um terreno a 80 metros da construção do futuro complexo Teatro e Centro de Convenções e a 700 metros do Shopping Boulevard, dando assim facilidade para as pessoas o visitarem e terem acesso às pesquisas.

O projeto arquitetônico é de Arcênio Oliveira e José Reinaldo, arquitetos da Secretaria de Planejamento. A cúpula que pesa três toneladas foi adquirida nos Estados Unidos e o Planetário na Alemanha, sendo um dos projetos mais arrojados nesta área em toda América do Sul.