Alunos se preparam para as aulas do semestre 2009.1 na FAT

Professor Florentino Carvalho Pinto

A Faculdade Anísio Teixeira presenteou seus alunos e calouros no primeiro dia letivo de 2009.1 com uma Aula Magna. Os estudantes prestigiaram a palestra ministrada pelo conceituado Professor Florentino Carvalho Pinto sob o tema ‘A bolha financeira americana e a desagregação da macroeconomia global’.
Na ocasião os estudantes puderam esclarecer as suas dúvidas e ficar atentos a realidade atual nacional co-relacionada com a crise financeira que vem se alastrando pelo mundo inteiro. Participaram do evento além dos alunos, seus pais, professores e convidados. O Professor Doutor José Maria Dias Filho, diretor acadêmico da FAT parabenizou os coordenadores dos cursos da Faculdade que compuseram a mesa de honra, saudou os presentes e anunciou a implantação de outros cursos que acompanharão o ritmo acelerado em que a instituição vem tendo no cenário acadêmico da região há quase oito anos.
O Professor Pinto comparou a economia do século XVII com a economia atual, citando os principais processos de desenvolvimentos criados a partir do sistema capitalista, onde a falta de equidade na distribuição da renda provoca transtornos sociais causados pela pobreza. Explicou sobre a economia real que atinge direta e indiretamente a população, comentou sobre os valores humanos e o preço destes no mercado globalizado, apontou os principais fatores que causaram a “quebra” da economia americana, assim como justificou como esta influencia na economia mundial.
O aprendizado é que transforma as sociedades em civilizações e alguns requisitos como a conscientização popular são essenciais para a inserção de novos caminhos e modelos de integração e de desenvolvimento social. “O conhecimento da realidade é que valoriza os cidadãos e os estimula a transformar positivamente a sua sociedade”, afirmou o Professor Pinto. A importância da explanação será refletida no cotidiano dos participantes, visto que a velocidade do desenvolvimento na Era globalizada que vivenciamos, especialmente no âmbito econômico, requer agilidade, conhecimento e visão Holística, para que os cidadãos de hoje apresente bem o futuro.