Núcleo de Prática Jurídica da FAT

O Núcleo de Prática Jurídica da FAT é importantíssimo para o curso de Direito. Ele vem dar alma ao curso. Ele vem trazer vida, ação, praticidade. Por meio dele, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia do profissional do Direito, atendendo à comunidade, ouvindo suas demandas e contribuindo para pacificar os conflitos de interesses entre as pessoas. Os estudantes atenderão à comunidade, buscando a solução pacífica dos conflitos e ajuizando ações para a defesa dos assistidos, na hipótese de se tornar inviável a solução conciliatória. É a prática Real.

Além disso, o estudante desenvolverá atividades no Laboratório de Direito Aplicado, onde aprenderá a elaborar petições, contratos, procurações e diversas peças jurídicas judiciais ou extrajudiciais, com base em fatos e situações fictícias. É a prática simulada. No Laboratório os estudantes poderão desenvolver Juris e sessões plenárias simulados, por exemplo, além das aulas com os computadores.

Embora com características próprias de ações extensionistas, face à integração estudante/comunidade, o NPJ não é apenas uma atividade de extensão. Ele é disciplina curricular, o que exigirá maior compromisso do estudante em relação a suas atividades e compromissos profissionais. Não tenho dúvida que o NPJ será um marco na vida dos estudantes de Direito da FAT, assim como um marco para o curso e para a faculdade e, especialmente, um marco para a cidade de Feira de Santana que vai poder contar com um serviço de Assistência Jurídica de qualidade, desenvolvido com garra e sobretudo com a paixão dos estudantes, professores e coordenadores que estão apaixonados pelo formato dinâmico e moderno do Núcleo.

A comunidade acadêmica da FAT e a comunidade carente da cidade merecem essa qualidade!

Profª. Hilda Ledoux Vargas, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira.