FAT é homenageada em São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anísio Teixeira foi classificado entre os melhores do país. Esse destaque foi outorgado pelo Guia do Estudante, que instituiu o prêmio Melhores Universidades para homenagear as instituições de ensino superior que se notabilizaram em 2008 pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 10 de novembro, no Teatro Abril, em São Paulo. O evento contou com a participação de Reitores, Diretores, Pró-Reitores e Coordenadores de diversas instituições de ensino superior. A FAT foi representada pelo Prof. Dr. José Maria Dias Filho, coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Diretor Acadêmico dessa Instituição. O prêmio em referência é recebido pela comunidade acadêmica como um reconhecimento ao trabalho dos que primam pela qualidade do ensino, contribuindo para o efetivo desenvolvimento do país.
Para o Prof. José Maria, a premiação do Curso de Ciências Contábeis é resultado de um trabalho que se realiza como muita seriedade e dedicação, inspirado nos princípios que fundamentam a existência da própria FAT. Em sua avaliação, tudo isso reflete o compromisso que a Faculdade assumiu, desde a sua origem, de formar profissionais competentes na área de negócios e bem preparados para promover o desenvolvimento de Feira e região. Continuando, José Maria salienta que a FAT não se limita a oferecer ao aluno uma formação técnica compatível com as exigências de mercado. Mais do que isso, opera-se com a preocupação de desenvolver o espírito de cidadania e formar indivíduos comprometidos com o bem-estar-social, acrescenta o professor. Isso significa que o objetivo da Instituição não é apenas formar profissionais para atender às exigências deste ou daquele segmento de mercado, mas, acima de tudo, formar cidadãos preparados para intervir no contexto em que atuam e transformar a realidade, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida da população.
Outro fator que explica porque a FAT está se consolidando como uma referência no ensino de Contabilidade, em todo o Norte e Nordeste do país, é o perfil do seu corpo docente. A maioria dos professores que atuam no Curso de Ciências Contábeis, por exemplo, é constituída de mestres e doutores, que detêm larga experiência em ensino e pesquisa. Na coordenação do referido curso, a FAT conta com a assistência de um dos profissionais mais respeitados na área, que é o Professor José Maria Dias Filho. Este é mestre e doutor pela USP-Universidade de São Paulo, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do CNPQ, consultor ad hoc do Ministério de Educação, autor de livros e diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Entre os milhares de Cursos de Ciências Contábeis existentes no país, pouquíssimos estão sob a responsabilidade de professores desse perfil.
Para o Professor Antônio Walter, Diretor Geral da FAT, a inserção desta Faculdade na lista das melhores instituições de ensino, pelo segundo ano consecutivo, é motivo de orgulho para o Grupo Anísio Teixeira e para toda a comunidade de Feira de Santana. Isso nos estimula a continuar investindo cada vez mais na qualidade do ensino, na expansão da pesquisa e nas atividades de extensão, completa o Diretor. Como exemplo, cita a recente ampliação das instalações da Biblioteca Central, a modernização do parque tecnológico, a expansão do acervo bibliográfico, a construção de novos laboratórios, a inauguração do Auditório, a implantação do Núcleo de Apoio ao Docente, a construção de novas salas de aulas, a realização de convênios de cooperação técnico-científica e tantos outros. Tudo isso, em conjunto, faz com que a FAT se consolide no cenário regional, em tão curto espaço de tempo, como uma das melhores instituições de ensino superior, como atesta o Guia do Estudante.