Estudantes de Direito da FAT proferem palestra aberta ao público

Os estudantes da Faculdade Anísio Teixeira dos 5º e 6º semestres apresentarão entre os dias 25 e 29 de agosto, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, palestras envolvendo temas jurídicos relacionados aos Direitos Fundamentais e a Cidadania. As palestras serão destinadas aos estudantes secundaristas e à comunidade em geral interessada em conhecer os direitos e garantias constitucionais

As palestras fazem parte de um projeto de extensão do curso de Direito da FAT, denominado O DIREITO PERTO DE VOCÊ, concebido pela coordenadora do curso, a Profª Hilda Ledoux Vargas, com a participação da Profª Denise Machado, coordenado pelo Prof. Carlos Eduardo Guimarães de Araújo. Para Vargas, “o professor coordenador capacita os estudantes para a atividade, orientando-os na pesquisa, estruturação da palestra, controle do tempo e postura para falar em público. Os estudantes envolvidos no projeto estão entusiasmados com o projeto e acreditam que isso pode incentivá-los à pesquisa e a desinibição em falar para um número maior de pessoas”.

O Prof. Carlos Eduardo Guimarães já se sente vitorioso e gratificado, antes mesmo que a primeira palestra seja realizada porque pôde sentir a determinação e a garra com que os estudantes de Direito da FAT se dedicaram a essa atividade. Segundo ele, essa será por certo, uma experiência importantíssima para a formação profissional do aluno. Para a Profª Hilda Ledoux Vargas, idealizadora do projeto, a expectativa é enorme porque segundo ela, trata-se de um projeto piloto inovador e que representa um desafio muito grande para alunos dos 5º e 6º semestres de Direito, que quando começaram a se preparar para essas atividades ainda estavam no 4º e 5º semestres respectivamente. A coordenadora do curso acredita que os alunos irão surpreender e estão preparados para desenvolver excelentes palestras e interagir com a comunidade externa, levando informações sobre os direitos fundamentais e a cidadania à comunidade estudantil secundarista e ao público em geral.

O projeto desenvolverá atividades durante todo o semestre, até dezembro, com palestras mensais, sempre no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães. Ao final do semestre, após avaliação das atividades, o projeto se estenderá a outras áreas do Direito, abrangendo o Direito Civil, do Consumidor, Trabalhista, Previdenciário, da Criança e do Adolescente, dentre outros temas. Esse é o projeto piloto que visa a oportunidade para a apresentação e discussão com a comunidade estudantil secundarista e o público em geral acerca de temas jurídicos do cotidiano das pessoas.

As inscrições podem ser realizadas na FAT, no Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE ou no dia e horário do evento. Dias 25/08 às 18:00h; 27/08 às 17:10h e 29/08 às 10:10h, auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. A coordenação do curso fornecerá certificado com carga horária de 2 horas.