Programa de Monitoria: O que você precisa saber

Quais os principais objetivos do Programa de Monitoria da FAT?

Os principais objetivos do Programa de Monitoria da Faculdade Anísio Teixeira são:
a) aprimorar a qualidade da aprendizagem, ajudando a identificar e corrigir lacunas na formação do aluno;
b) estimular a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
c) despertar no aluno de graduação, com desempenho satisfatório, o interesse pela carreira docente;
d) facilitar o relacionamento entre alunos e professores, especialmente na execução dos planos de ensino;
e) estimular o aluno a compartilhar os conhecimentos adquiridos com aqueles que demandam um maior grau de atenção.

Quais as atividades a que se dedica um monitor?

As principais atribuições do monitor são:
a) auxiliar os professores em tarefas de ensino, incluindo a preparação de material didático;
b) auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e experimentais compatíveis com o seu grau de conhecimento;
c) auxiliar os professores na orientação de alunos, facilitando as relações que se estabelecem entre docente e discente;
d) auxiliar os alunos em atividades de laboratório, biblioteca, campo e outras compatíveis com o seu nível de conhecimento;
e) atuar unicamente em atividades de ensino e cumprir os horários estabelecidos pelo professor da disciplina.
f) apresentar relatório mensal de suas atividades ao Colegiado do Curso, conferido e assinado pelo professor da disciplina;
Vale observar que, em toda e qualquer circunstância, é vedado ao monitor substituir o professor nas fases de planejamento, execução e avaliação das atividades acadêmicas, bem como no exercício de atos administrativos. De igual forma, salientamos que a função de monitor não constitui cargo nem vínculo empregatício de qualquer natureza.

O que se faz necessário para que o aluno atue como monitor?

Para exercer as atividades de monitoria, antes de tudo, o aluno precisa submeter-se a um processo seletivo. A inscrição para a seleção de monitoria poderá ser realizada no SAE ou no Núcleo de Apoio ao Discente, em período definido em Edital. A inscrição se efetivará mediante requerimento assinado pelo interessado, ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos: histórico escolar e atestado de matrícula. Os candidatos à monitoria serão selecionados em função de prova específica sobre o conteúdo programático da disciplina, exame do desempenho acadêmico e de entrevista.

Quem poderá se inscrever no Programa de Monitoria da FAT?

Poderão inscrever-se para o exame de seleção alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da FAT, desde que já tenham integralizado a disciplina objeto da monitoria, com média igual ou superior a 7,0.
Não poderá exercer a monitoria o aluno beneficiado com qualquer bolsa da Faculdade, admitindo-se exceção à bolsa de estudos.
As provas serão realizadas no período indicado no Edital, conforme escalonamento que será fornecido a cada candidato pelo Núcleo de Apoio ao Discente, no momento da inscrição.

Existem vagas de monitoria para o semestre letivo 2008.2?

Para o semestre letivo de 2008.2, a FAT está oferecendo 10 bolsas temporárias de monitoria, conforme relação abaixo:

BOLSAS

DISCIPLINAS

CURSO

01

Matemática

Ciências Contábeis

01

Contabilidade Instrumental II

Ciências Contábeis

01

Contabilidade de Custos

Ciências Contábeis

01

Contabilidade Instrumental I

Ciências Contábeis

01

Contabilidade Intermediária I

Ciências Contábeis

01

Contabilidade Avançada

Ciências Contábeis

01

Contabilidade Geral

Administração

01

Teoria Geral da Administração

Administração

01

Matemática Financeira

Administração

01

Estrutura de Dados

Redes e Sistemas para Internet




Qual a vigência da bolsa de monitoria?

A monitoria terá vigência de um ano, podendo ser renovada por igual período. O monitor poderá ser dispensado, a qualquer época, por desempenho insatisfatório, por trancamento de matrícula, por sanção disciplinar e por queda no rendimento escolar.
Além das circunstâncias acima mencionadas, perde a condição de participante do Programa de Monitoria o aluno que deixar de: freqüentar as disciplinas em que se matriculou; estar em dia com os encargos educacionais; cumprir as atividades relativas à Monitoria, segundo parecer do professor-orientador.


Como se dá a Remuneração do Monitor e qual o Regime de Trabalho a que ele é submetido?

O aluno selecionado para participar do programa de monitoria recebe, como bolsa-auxílio, um desconto de 20% em sua mensalidade. O auxílio somente é concedido a partir do início das atividades da monitoria, condicionado ao cumprimento de todas as disposições contidas no Edital. O auxílio será concedido pelo período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado uma única vez, caso o monitor seja submetido a novo processo seletivo.
Para a realização de suas atividades, o monitor selecionado deve dedicar 3 (três ) horas semanais na disciplina a ele atribuída. O horário para a realização da monitoria é das 18 às 19 horas, em dias da semana a serem definidos pelo professor-orientador, com a concordância do monitor. Cabe ao professor-orientador controlar o horário do monitor e a execução do plano de trabalho por ele estabelecido.

Como é avaliado o Trabalho do Monitor?

O monitor desenvolverá suas atividades sob a orientação do professor responsável pela disciplina, a quem caberá acompanhar e avaliar o seu desempenho. Encerrado o semestre letivo, o monitor apresentará ao Núcleo de Apoio ao Discente um relatório circunstanciado de todas atividades desenvolvidas no período, acompanhado de parecer do professor-orientador, o qual deverá considerar, pelo menos, os seguintes aspectos: cumprimento de carga horária, dedicação ao programa, integração pessoal e profissional.

Concluída a Monitoria, o aluno receberá Certificado?

Ao final do exercício da monitoria, o monitor terá direito a certificado, desde que se cumpram integralmente as exigências estabelecidas neste Edital e as tarefas prescritas pelo professor-orientador. A comprovação da monitoria através de certificado é considerada como diferencial em processos seletivos para docente na maioria das instituições de ensino.

Compartilhe