Alunos de Publicidade e Jornalismo apresentam seus potenciais ao mercado

Professores, alunos e personagens envolvidos na produção do VT do CAT

Os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da FAT (Faculdade Anísio Teixeira) tiveram, na noite do último dia 19, momento de pura celebração de resultados. O “Resultando em Resultados”, amostra de todos os trabalhos desenvolvidos pelo Curso de Comunicação no semestre 2008.1, apresentou ao mercado feirense peças publicitárias de alto nível de produção e criação, e um respeitável jornal experimental, intitulado Portal da Feira.  O evento, que ocorreu no Auditório do Empresarial Rosilda Dantas, Av. João Durval, teve como públicos estudantes de Comunicação Social, agências de publicidade e propaganda, veículos e assessorias de comunicação, ressaltando a presença dos radialistas Joilton Freitas e Jorge Bianch, do vereador Roberto Tourinho e do publicitário Cau Preto, da agência Prophoto Comunicação.

“O Resultando em Resultados surpreendeu a todos que estavam presentes, principalmente pela maturidade com que os trabalhos foram produzidos, a qualidade era incontestável. Acho que devemos dar continuidade a este projeto, pois além de estimular os alunos, ele dá brilho ao curso de Comunicação Social”, enfatiza a professora e publicitária Maria Otília Brochado.

Um dos trabalhos apresentados no evento foi produzido pelo 5° semestre de Publicidade e Propaganda. Colocando em prática seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Produção de Áudio e Produção de Vídeo II, os alunos produziram um VT e um jingle, ambos de 30 segundos, tendo como mote os 30 anos do Colégio Anísio Teixeira (CAT).  “A experiência de praticar nossos conhecimentos com um cliente real como o CAT, e criar e produzir um material para exposição é algo que marcará nossas vidas”, salienta o aluno Victor Rios, um dos produtores das peças.

Todo o trabalho, do briefing à edição, foi realizado pelos próprios alunos, sendo as imagens feitas pela Canal 1 Produtora. Os alunos apresentaram, inclusive, um making off de todo o processo de produção e filmagem do VT, que contou como personagem uma ex-aluna do Colégio Anísio Teixeira, mãe de 02 atuais alunos da Instituição, sendo o slogan da peça Tradição e qualidade de ensino que passa de pai para filho. “Ter várias pessoas analisando sem sabermos qual será a resposta final e, quando se menos se espera, ouvimos aplausos e elogios, os olhos se enchem de lágrimas, o coração começa a bater mais forte sem querer acreditar que aquilo realmente está acontecendo”, enfatiza Victor Rios.

Já os alunos de 3° semestre de Jornalismo produziram o Jornal Portal da Feira. A publicação, formato tablóide com 14 páginas, tem por objetivo colocar os alunos diante da prática jornalística, utilizando as técnicas aprendidas em sala de aula. O jornal, idealizado pelos professores Moabe Breno e Thyrson Danilo, contou com o patrocínio da Móveis Conquista, Shopping Iguatemi, Gelateria Italiana e Emgraf. “A produção do jornal é uma atividade acadêmica que tem por objetivo fazer com que os alunos se identifiquem e se reconheçam na produção jornalística, o que é importante para a valorização do corpo discente”, afirma Professor Moabe Breno.

O Varal da Criatividade, idealizado pelos os alunos do 4° e 5° semestres de Publicidade e Propaganda, foi mais uma das atrações do evento. No varal foram expostas campanhas publicitárias e peças fotográficas desenvolvidas a partir de clientes reais, bem como trabalhos de colagens criativas desenvolvidas na disciplina Criação e Criatividade.

A data também marcou o lançamento oficial da Etcetera Comunicação, a agência júnior de comunicação da FAT, que tem por objetivo oferecer aos alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo um espaço para experimentar as práticas de uma agência de comunicação, formando assim os seus portfólios. Segundo a professora Cynthia Pinheiro, idealizadora do projeto, “uma agência júnior vem oferecer aos alunos oportunidade de iniciar sua caminhada rumo ao mercado de trabalho”. Raphael Araújo, aluno do 4° semestre de Publicidade e Propaganda, idealizador do nome e da logomarca da agência (escolhida através de concurso entre os alunos de Publicidade da FAT), recebeu da coordenadora do curso, Daniela Ribeiro, um certificado em homenagem a sua criação.