Curso de Ciências Contábeis da FAT entre os melhores do país

Curso da FAT figura entre os mais recomendados com 3 estrelas

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anísio Teixeira foi incluído no conceituado Guia do Estudante da Editora Abril como um dos melhores do país. Na avaliação nacional de cursos superiores realizada no ano passado, o referido curso foi classificado na categoria TRÊS ESTRELAS, passando a figurar entre os mais recomendados. Na avaliação do Diretor da FAT, Prof. Antônio Walter Moraes Lima, essa importante conquista é resultado dos investimentos que têm sido realizados ao longo destes cinco anos de existência da Faculdade no sentido de transformá-la num centro de excelência. No que diz respeito ao Curso de Ciências Contábeis, em particular, a instituição procurou se cercar de profissionais altamente qualificados para que o aluno pudesse receber uma formação condizente com os novos desafios do mercado de trabalho, conclui o diretor.

Para se ter uma idéia desse diferencial, a FAT ainda a única instituição de ensino superior privada que tem o privilégio de contar com um Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP na coordenação do referido curso, em todo o interior do Norte e Nordeste do país. Trata-se do Professor José Maria Dias Filho, um dos mais respeitados pesquisadores da área de Contabilidade e Controladoria. Aliás, no que diz respeito ao corpo docente, são poucas as instituições de ensino situadas fora das grandes metrópoles que conseguem reunir quadros tão bem preparados como a FAT. Afinal, mais da metade dos professores que atuam no curso de Ciências Contábeis já é composta de mestres e doutores, e todos com larga experiência em ensino superior. Esse, sem dúvidas, é um dos fatores que reforça a credibilidade do trabalho acadêmico e contribui para explicar a crescente demanda que recai sobre os cursos de graduação da FAT, especialmente o de Ciências Contábeis.

Segundo o Coordenador do Curso, diversas iniciativas têm sido adotadas pela Faculdade para elevar ainda mais a qualidade do ensino. Entre as principais, destacam-se a reestruturação do quadro docente, a implantação de mecanismos de avaliação didático-pedagógica, o programa de monitoria e a implantação dos núcleos de apoio a docentes e discentes. Aliás, no que se refere a discentes, cabe destacar que esse núcleo também se constitui num importante diferencial da FAT. Trata-se de um espaço apropriado para que o aluno expresse seus sentimentos, suas idéias e dificuldades, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Entre suas principais atribuições, destacam-se: receber solicitações, reclamações e sugestões dos alunos; acolher o aluno quando de seu ingresso na instituição, observar a sua evolução ao longo do curso, atende-lo em dificuldades cognitivas, afetivas e sociais. Esse Núcleo tem por objetivo também facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho e estreitar as relações entre o corpo discente e demais segmentos da comunidade acadêmica.

Medidas como esta, tão importantes para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, são inspiradas em experiências de diversas instituições de ensino que o Professor Dr. José Maria tem visitado ao longo de sua trajetória profissional, inclusive como membro do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Transformar o curso de Ciências Contábeis da FAT num modelo para outras instituições de ensino, na visão do coordenador, é também uma contribuição que essa instituição presta ao desenvolvimento socioeconômico da região.