Docente de Pedagogia FAT participa de livro como coautora

A professora Dra. Janeide Bispo, do curso de Pedagogia da Faculdade Anísio Teixeira, participou como coautora do livro “Educação do Campo e Formação Contra Hegemônica: Estudos de relações/interações das práticas educativas e demandas educacionais”, lançado pela editora CRV.

A obra que reflete sobre vulnerabilidades, negação de direitos dos sujeitos do campo nos seus territórios, mas também, expressam a diversidade, a resistência, as lutas e as reivindicações dos camponeses pela conquista e garantia de direitos. Os autores e autoras dos textos lançam mãos de teóricos que têm expertise na temática central desta obra, apresentando severas críticas ao modelo de desenvolvimento do capitalismo no campo na atualidade.

No livro, a professora da FAT, Janeide Bispo, escreveu o capítulo 8, resultado de um estudo desenvolvido no projeto piloto da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), implementado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período de 2008-2013, tencionando formar professores para escolas do campo com base nas demandas levantadas pela classe camponesa.

“O estudo destaca a questão agrária brasileira e suas implicações socioespaciais no campesinato, evidenciando que nesse movimento contra hegemônico organizado pelas lutas populares, a concepção de educação foi delimitada como tática de enfrentamento da questão agrária”, explicou a coautora.