Egressos de Engenharia de Produção têm trabalho aprovado em Congresso da ABRISCO

Os egressos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anísio Teixeira, Flavio Jorge Miranda e Ângela Maria Silva Miranda, tiveram um artigo aprovado para apresentação no Congresso da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade (ABRISCO), a ser realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

O trabalho intitulado: A Importância da Conscientização sobre Prevenção de Acidentes Fora e Dentro do Ambiente de Trabalho como Fator de Manutenção da Produtividade do Trabalhador, foi orientado pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da FAT, Professor Mestre Sandro da Silva Dórea.

“Desde 2010, eu exerço a profissão de Consultor de Processos Industriais, e em 2015 eu fui contratado por uma empresa metalúrgica em Feira de Santana para prestar consultoria para a reorganização do setor de logística, administração de materiais e de produção. Durante o levantamento de dados para iniciar o trabalho, foi notado que as curvas de quedas de produção se davam principalmente nos 2 a 3 primeiros dias da semana ou de retornos de feriados prolongados, sugerindo uma investigação para descobrir o motivo destas quedas que, por terem se tornado um padrão, caíram na normalidade da empresa e, praticamente não eram percebidas pela administração, pois os seus sistemas de controles não previam controles diários. A partir desta situação, deu-se o desenvolvimento da pesquisa que investiga a relação entre acidente de trabalho e diminuição da produtividade”, explicou o autor do trabalho, o Engenheiro de Produção Flavio Jorge Miranda.

Para o orientador, Professor Mestre Sandro Dórea, é muito importante para os estudantes comunicarem suas pesquisas em eventos científicos da sua área. “A formação dos alunos da graduação quando há dedicação em atividades de pesquisa se torna mais sólida e consistente, ora na apropriação e problematização dos conteúdos apreendidos nas disciplinas, ora na produção científica. Pois sendo também esta muito importante para os estudantes comunicarem suas pesquisas em eventos científicos da sua área.”