FAT conta com mais uma Professora Doutora

A professora Anna Paula Oliveira Silva concluiu o Doutorado cuja pesquisa teve como tema “Amores escolhidos: adoções nas configurações familiares dissidentes da heterossexualidade”. A Tese foi orientada pelo professor Dr. Fernando Silva Teixeira Filho e apresentada à Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista (UNESP) na cidade de Assis, em São Paulo.

A professora Dra. Anna Paula dá aula na Faculdade Anísio Teixeira nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, lecionando a disciplina de Psicologia Aplicada.

“A pesquisa surgiu a partir dos relatos de jovens e adultos dissidentes da heterossexualidade na clínica psicológica e no cotidiano das escolas. Tais narrativas traziam várias queixas e os autores delas, muitas vezes, sentiam-se excluídos por não seguirem um padrão imposto pela sociedade justamente por se perceberem sexualmente atraídos por pessoas do mesmo sexo e, também, por desejarem construir uma família. Dessa maneira, problematizamos como se dá a constituição da adoção na família dissidente da heterossexualidade”, explicou a professora.

Segundo a professora da FAT, a conclusão do doutorado se configura como uma etapa importante da sua vida que foi finalizada. “A pesquisa é algo que está sempre em andamento na vida de um professor. Amo a pesquisa. Discutir gênero e sexualidade são temas que, a cada dia que passa, estão mais presentes em nossa sociedade, circulando dentro das organizações”, finalizou.