Estudantes e professores da FAT têm trabalhos aprovados em Seminário Internacional

10 professores e 8 estudantes da Faculdade Anísio Teixeira tiveram trabalhos aprovados no I Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. Os trabalhos referem-se a produções oriundas de TCC, dissertação, mestrado ou de pesquisas vinculadas a grupos de pesquisa.

O seminário será realizado nos dias 19 e 20 de setembro na Universidade do Estado Bahia, campus de Serrinha, e é uma iniciativa do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), que tem como líderes de pesquisa a Professora Dra. Selma Barros Daltro de Castro, coordenadora do curso de Pedagogia da FAT, e a Professora Dra. Ivonete Barreto de Amorim.
 
A FAT, reconhecendo a importância das ações de pesquisa, participa como instituição de apoio ao evento. Já existem ações de intercâmbio acadêmico e científico desenvolvidas entre EPODS e o Colegiado de Pedagogia, como participação de professores do Colegiado em bancas de TCC na UNEB; coorientação de professor da FAT no doutoramento de professor do grupo EPODS, publicações científicas conjuntas e, já em planejamento, a realização de uma pesquisa em rede, efetivada entre a UNEB, FAT e outras instituições parceiras do EPODS.
 
 
Confira abaixo a relação dos professores e alunos da FAT que tiveram trabalhos aprovados no seminário:
 

Ana Marta Gonçalves Soares

O currículo no contexto da EJA do campo em uma perspectiva de educação popular

Eixo 3: História da Educação, Currículo e Prática Docente

Ana Gracielle Da Silva França; Jussara Souza Sá Vieira; Nancy Santos Caldas

A influência dos gêneros textuais no letramento e na alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental em duas escolas do município de Feira de Santana-Ba

Eixo 1: Educação e Desenvolvimento Social

Carla Ramos Rocha

Escola, juventude e violência: Interfaces do contexto escolar em Santo Estêvão

Eixo 1 - Educação e Desenvolvimento Social

Cássia Chirlene Lima Oliveira; Claudene Ferreira Mendes Rios

Os jogos para o alcance do eixo de aprendizagem em matemática na educação infantil

Eixo 5 - Políticas Públicas, Inovações e Métodos de Ensino

Erisvaldo Santos Souza; Alfredo Eurico R. Matta; Nancy Santos Caldas

A bata do feijão: Da roça para a escola

Eixo 1 - Educação e Desenvolvimento Social

Kelly Cristina Alves Silva; Renato Alves Vieira de Melo

La educación intercultural a través de la comunicación interactiva – un estudio empírico del museo da gente sergipana

Eixo 5 – Politicas Públicas, Inovações e Método de Ensino

Luciana Rios da Silva; Elaine Pedreira Rabinovich; Ivonete Barreto de Amorim

Relações familiares na contemporaneidade e construção da subjetividade

Eixo 4 - Instituições Escolares, Famílias e Diversidade

Manuela de Almeida Santana; Marisângela Nascimento Souza; Luciana Rios da Silva

Práticas docentes e construção de hábitos de leitura: Percepção e ação do professor na educação infantil

Eixo 3: História da educação, Currículo e Prática docente.

Nancy Santos Caldas

Narrativas orais: Dos filmes animados aos enredos criativos na escola

Eixo 3: História da Educação, Currículo e Prática Docente

Nathalya Ribeiro Santos

O desenvolvimento infantil e o jogo: Uma análise a partir do Centro de Educação Básica (CEB) – UEFS

Eixo 3: História da Educação, Currículo e Prática Docente

Nilmara Oliveira de Santana; Patricia Lima de Assis Lima; Zélia Almeida de Oliveira

O lúdico na formação de professores da educação infantil

Eixo 2: Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional

Renato Alves Vieira de Melo; Kelly Cristina Alves Silva

La Educación Ambiental en la Construcción de una Nueva Identidad

Eixo 1 - Educação e Desenvolvimento Social

Rosana Fernandes Falcão

Professor leitor, do imaginário ao real: Implicações do pró-letramento na formação docente

Eixo 2 - Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional

Selma Barros Daltro de Castro; José Wellington Marinho de Aragão; Solange Mary Moreira Santos

Consejo Municipal de Educación de Feira de Santana: El contexto de la producción de los textos oficiales

Eixo 2 - Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional

Adriane Pereira Lima; Selma Barros Daltro de Castro

Prática educativa e articulação com o contexto social: desafios e possibilidades dos docentes em uma escola da comunidade rural de Valente – BA

Eixo 3 - História da Educação, Currículo e Prática Docente

Janieli Lopes Ferreira; Selma Barros Daltro de Castro

As implicações do PIBID/FAPESB para a formação das bolsistas de ID do curso de Pedagogia da UNEB/ DEDC XI

Eixo 2: Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional

Gilsimar  Cerqueira de Oliveira

Quadrinhos como recurso didático para aulas de geografia: Um olhar sobre o discurso do nordeste e do nordestino

Eixo 3: História da Educação, Currículo e Prática Docente

Kelly Santiago Oliveira; Raphaela Dany Silveira Gonçalves

A importância da educação infantil do campo na formação da identidade das crianças pequenas

Eixo 3: História da Educação, Currículo e Prática Docente

Paula Tanira Neco de Santana; Cintia Falcão Brito

Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE): Notas sobre a política de alimentação escolar na rede municipal de Feira de Santana.

Eixo 2: Políticas Públicas, Formação Docente e Gestão Educacional

 
 

Compartilhe