Estudantes de Psicologia da FAT participam de Núcleo de Mediação de Conflitos implantado no Colégio Anísio Teixeira

A implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos no Colégio Anísio Teixeira foi iniciativa do professor Mestre da FAT e Psicólogo Antônio Lima, que enxergou a necessidade de tornar o ambiente escolar um local onde pais, alunos, professores e comunidade pudessem, por meio do diálogo, da reflexão e do consenso, solucionar desentendimentos dentro e fora das salas de aula.

“Eu já venho trabalhando há cinco anos com mediação de conflitos nas escolas públicas e particulares de Feira de Santana, mas sempre com muitas restrições. A aluna de Psicologia da FAT, Grazielly Cintra, já havia realizado aqui no CAT uma pesquisa de campo com discussão de resultados e devolutiva à coordenação, e neste semestre encontramos a parceria da nova coordenadora para tocar este projeto de extensão permanente. A intenção é levá-lo adiante até porque ele vai mudando a forma de alunos e professores lidarem com conflitos através da construção de uma cultura dialógica.”, explicou o professor Antônio Lima.

Estudantes de Psicologia da Faculdade Anísio estão atuando como mediadores de conflito, sob a supervisão do professor responsável. A aluna Letícia Cunha, do 9º semestre, decidiu entrar no projeto por considerar uma prática social capaz de refazer laços afetivos, familiares e sociais. “No primeiro momento estamos realizando uma pesquisa de campo para entender como funciona a Instituição, como é a relação aluno com professor e aluno com aluno, e, assim, criar um vínculo de confiança com eles. O objetivo do Núcleo de Mediação não é punir e sim mediar possíveis conflitos para que o ambiente escolar se torne ainda mais prazeroso.”, pontuou a estudante.