Alunos de Administração da FAT realizam Visita Técnica à Fábrica de Pneus

Na última sexta-feira (11), os Professores Mestres Marcos Gilberto dos Santos e Cidineide Gerônimo realizaram uma visita técnica com estudantes do 7º semestre de Administração e alunos do COMPEC (Grupo de Estudos em Competências Gerenciais) à Empresa Vipal Borrachas, uma das principais fabricantes mundiais de pneus para motos.

Na visita, os discentes assistiram a uma palestra sobre a trajetória do fundador da empresa, Vicencio Paludo, ex-motorista de caminhão que, aos 50 anos de idade, inaugurou a indústria através de uma visão empreendedora. Hoje, a Vipal conta com 3.000 empregados e possui 3 fábricas, sendo 2 no Rio Grande do Sul e a 3º em Feira de Santana, inaugurada em 2008.

Também foi mostrado aos alunos o programa ambiental da unidade, que conta com iluminação natural no galpão e reaproveitamento de toda a água de chuva, coletada e armazenada em tanques que acumulam 3 milhões de litros para uso industrial, especialmente no resfriamento dos produtos no processo produtivo. Outro destaque da unidade apresentado aos estudantes foi a movimentação interna dos materiais, com várias etapas automatizadas, incluindo esteiras elétricas, empilhadeiras e transelevadores (robôs que guardam e retiram itens do estoque de forma totalmente automatizada).

O grupo foi recebido pelo diretor da planta, Marcelo Moreto, e conduzido na visita pela Administradora Jocélia Biglia, Coordenadora da etapa de pré-moldados, que explicou cada etapa de produção, desde o recebimento da matéria-prima, dosagem dos componentes, fabricação das bandas de rodagem, embalagem, estocagem e expedição dos produtos.

Segundo a aluna Vanessa Luz, a visita técnica foi uma experiência enriquecedora. “Adquiri muito aprendizado, especialmente por ver de perto os processos de fabricação, a departamentalização dos processos e o uso da tecnologia no processo produtivo numa fábrica brasileira".

A estudante Taislane Dias considerou a visita de extrema relevância para sua graduação. “Foi possível observar o ambiente real de funcionamento de uma empresa, além de ser possível verificar sua dinâmica organizacional. Foi muito interessante ver o que uma boa administração pode fazer ".

De acordo com o professor Marcos Gilberto, as atividades de campo são uma excelente oportunidade de aprendizado para os estudantes. “A visita técnica se integra à intenção da Faculdade Anísio Teixeira de proporcionar aos alunos uma vivência conectada com o mundo das organizações, interagindo teoria e prática em busca de gerar um aprendizado cada vez mais consistente”, finalizou.