Bata de feijão na Bahia é tema de dissertação de Mestrado de professor da FAT

Com o tema “A bata do feijão: da roça para a escola”, o Professor Erisvaldo Souza, dos cursos de Jornalismo, Pedagogia e Publicidade e Propaganda da Faculdade Anísio Teixeira, apresentou na última sexta-feira, dia 4, a dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O trabalho foi apresentado na Escola Municipal Manoel Cundes Ferreira, localizada no povoado Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria e teve como orientador o professor Dr. Alfredo Matta.

A dissertação de mestrado teve como produto um museu virtual que simula a bata do feijão, cerimônia de plantio, colheita e agradecimento pelo alimento. A tecnologia 3D foi utilizada no museu virtual com o objetivo de difundir e perpetuar esse traço cultural.

“A bata do feijão é uma forma de agradecimento pela colheita e meu estudo teve como objetivo mostrar isso como ferramenta de auxílio pedagógico, pois os alunos que não conhecem esta prática social presente em tantas comunidades terão acesso a ela através do museu virtual”, explica Erisvaldo Souza.