Estudantes de Serviço Social realizam projeto de intervenção no Balcão de Justiça e Cidadania da FAT

O Balcão de Justiça e Cidadania da FAT foi implantado no ano de 2016 e funciona a partir de uma parceria estabelecida entre a Faculdade, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Ministério Público. O Balcão de Justiça conta com a participação de estagiários do curso de Direito, advogados, assistentes sociais e psicólogo, tendo como objetivo facilitar o acesso à Justiça e promover a pacificação social gratuitamente para pessoas economicamente menos favorecidas. No projeto acontecem mediações de conflitos e são formalizados acordos sobre pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade, dissolução de união estável e questões cíveis.

O trabalho realizado pelos estudantes do curso de Serviço Social da FAT no Balcão de Justiça tem sido de extrema importância para a autoafirmação da categoria profissional no âmbito jurídico. Os alunos procuram garantir o bem-estar do cidadão e a sua inserção social, buscando compreender os fenômenos sociais e as situações de vulnerabilidade dos sujeitos que procuram o órgão, dando continuidade ao atendimento das demandas no próprio local ou em parcerias com instituições.

Entre as atividades executadas pelos estudantes estão: realizar um levantamento de necessidades das famílias atendidas no Balcão de Justiça; realizar campanhas que promovam melhorias na sociedade, no âmbito de Proteção e Promoção da Assistência Social; realizar distribuição de folders, cartilhas e panfletos, com o objetivo de formalizar as informações passadas durante palestras. Todo esse trabalho acontece sob a orientação da Supervisora Acadêmica Vanessa Cunha Boaventura, docente da disciplina Estágio Supervisionado II e dos Supervisores de Campo Jonas da Silva Almeida e Sheyla Klícia Silva da Conceição.