Publicada em 07 de Junho de 2017 às 23:41

Curso de Contábeis da FAT está entre os 16 melhores do Brasil

Dados divulgados pelo Ministério de Educação indicam que, entre todos os cursos de Ciências Contábeis ofertados no Brasil, apenas dezesseis alcançaram nota máxima na última avaliação realizada por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Na Bahia, somente o da Faculdade Anísio Teixeira ficou classificado com nota máxima 05.

O principal objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes no tocante aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional, bem como o grau de atualização a respeito da realidade brasileira e mundial. A nota obtida pelo estudante responde por 70% do índice que mede a qualidade do curso. A parte complementar é calculada em função de outros fatores, entre os quais se destacam a titulação do corpo docente e a infraestrutura da instituição.

A excelente classificação conquistada pelo Curso de Contábeis da FAT é o resultado do esforço que alunos, professores, funcionários e dirigentes dessa instituição empreendem, no cotidiano, para buscar  a excelência em todas as atividades que realizam.

Segundo o professor Doutor José Maria Dias Filho, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAT, a qualidade do corpo docente e do projeto pedagógico, juntos, garantem ao aluno uma formação compatível com as exigências do mercado de trabalho.

Na perspectiva das características da região em que atua, a FAT vem adotando estratégias de ensino que ajudam o estudante do Curso de Ciências Contábeis a adquirir múltiplas competências para atuar em diversos setores da economia.

A estrutura curricular do curso contempla conteúdos que buscam ajudar o aluno a pensar de forma estratégica e crítica, conhecer técnicas de gerenciamentos de recursos, entender implicações legais e fiscais nos negócios, ser capaz de alavancar e dominar tecnologias.

No campo das chamadas competências funcionais, o currículo do Curso de Ciências Contábeis da FAT prioriza conhecimentos sobre modelos decisórios, análise de risco, modelos de mensuração, técnicas de comunicação das informações contábeis, modelos de comportamento e outros igualmente relevantes para o desempenho profissional.

O Ministério de Educação, que avalia os cursos de graduação em todo o país,  oferece um serviço de grande relevância na árdua tarefa de identificar as melhores oportunidades para quem deseja ingressar numa instituição de ensino superior.

“Além disso, dando maior visibilidade aos exemplos de excelência, como é o caso do Curso de Contábeis da FAT, busca-se estimular comportamentos que possam promover a qualidade em outras escolas. Como a educação é a base do desenvolvimento em qualquer sociedade guiada pelo conhecimento, entendemos que esta é uma grande contribuição que se presta ao futuro do país”, pontua o coordenador.

A FAT oferece o melhor curso de Ciências Contábeis da Bahia por proporcionar ao estudante ferramentas adequadas para que possa se desenvolver num mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo.

Fonte/Autor: ASCOM/FAT