Mensagem da direção geral: FAT inicia semestre e renova compromissos institucionais

Profº Antonio Walter Moraes Lima, diretor geral da Faculdade Anísio Teixeira.

No início de mais um semestre letivo, todos nós que formamos a grande comunidade educativa do Grupo Anísio Teixeira queremos expressar a nossa alegria pela oportunidade do reencontro e, ao mesmo tempo, renovar o nosso compromisso com a missão institucional.

Com esse ímpeto, queremos conclamar a todos os professores, alunos e membros do corpo técnico-administrativo para, juntos, adicionarmos mais um tijolo nessa grandiosa construção que é, hoje, a Faculdade Anísio Teixeira. Com muito orgulho, podemos afirmar que é grandiosa não apenas pela quantidade de cursos que a FAT oferece e nem mesmo pelo crescente número de alunos, mas principalmente pela seriedade com que ela procura formar profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da região.

Com apenas 15 anos de existência, podemos afirmar que a FAT ainda esboça os primeiros passos rumo à concretização dos seus ideais. Ainda somos, portanto, uma realidade muito nova e altamente promissora! Porém, muito bem sedimentada na experiência daqueles que já dedicaram grande parte da vida à causa da educação.

Somando-se esta experiência à energia dos que começam, vemos nascer um espaço rico em aprendizagem e favorável à concretização de uma proposta que nos remete aos grandes ideais da educação preconizada por Anísio Teixeira. Afinal, a FAT vem se firmando cada vez mais no cenário baiano como uma instituição que busca cumprir a sua missão com coerência, com qualidade pedagógica e ousadia. Vem reforçando cada vez mais a sua credibilidade, na medida em que se compromete com as mudanças econômicas, políticas e culturais que se verificam na microrregião de Feira de Santana.

Aliás, é por esta razão que a FAT não busca apenas formar bons profissionais, mas principalmente homens preparados para atuar sobre a realidade em que vivem, buscando a promoção do bem-estar social.

Conhecimento e desenvolvimento humano

Com seus diversos cursos de graduação e pós-graduação, a FAT atua com a consciência de que é preciso produzir e transmitir conhecimentos que levem os alunos a experimentar um rico processo de inserção social. Isso não significa, apenas, preparar o jovem para atender às demandas de mercado, sob a perspectiva econômica. Mais do que isso, busca-se transformar conhecimento em desenvolvimento, tendo como meta a realização integral do ser humano.

Consistência pedagógica

Operamos, portanto, com a convicção de que o desenvolvimento da dimensão técnica é apenas uma parte das muitas dimensões e aptidões que constituem uma aprendizagem de nível superior. A qualificação profissional passa pela aquisição de competências técnicas, mas envolve, também, o desenvolvimento de aptidões filosóficas, políticas e éticas. Uma separação entre estes aspectos pode ser expressão de inconsistência pedagógica, que não contribui para a concretização dos ideais de transformação social.

Estrutura

Para alcançar a concretização de objetivos tão nobres e ambiciosos, a FAT inicia este semestre com um substancial reforço em seus mecanismos operacionais. Cite-se como exemplo a construção de novos laboratórios, a reestruturação do Núcleo de Pós-Graduação, a completa modernização do parque tecnológico e, principalmente, a expansão do acervo bibliográfico.

Compromisso institucional

No tocante ao quadro docente, novas contratações de Mestres e Doutores atestam o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Tudo isso, em conjunto, faz com que a FAT desponte no cenário regional, em uma década e meia, como uma mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico.

Com o trabalho de uma equipe madura, competente e, acima de tudo, fortemente comprometida com os ideais que norteiam a trajetória da FAT, temos certeza de que teremos mais um semestre muito produtivo no ensino, na pesquisa e na extensão.

Antonio Walter Moraes Lima
Diretor geral | FAT