Pedagogia: semestre 2016.2 foi marcado por apresentação dos primeiros TCCs

Estudantes de Pedagogia da FAT vivenciaram a experiência de apresentar o TCC.

O curso de Pedagogia da FAT teve os primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados, no final do semestre 2016.2, desde que foi autorizado pelo MEC para ser implantado.

Com apresentação em sessão pública, na presença de discentes, professores e familiares, o TCC foi avaliado por banca formada com três docentes que recebem o trabalho escrito anteriormente e participam da apresentação, quando emitem seus pareceres e sugestões.

Na ocasião, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Adriana Bulos, destacou a importância das apresentações e a qualidade das produções acadêmicas.

“A construção e apresentação pública do TCC contribuíram para o amadurecimento acadêmico e profissional dos graduandos. A qualidade das produções deve-se ao empenho dos estudantes e à proposta curricular do curso da FAT, que organiza os estudos inicias de produção do projeto de pesquisa já no sexto semestre e tem o apoio e orientação de duas professoras com trajetórias nas áreas de ensino e da pesquisa”, explica.

Para a professora Doutora Márcia Torres, docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), convidada externa à FAT para participar do processo de avaliação, o momento foi de aprendizado para todos.

“O momento de apresentação do TCC se constitui como um tempo-espaço formativo para todos, sejam os estudantes que vão apresentar, seja para os que estão ouvindo e também aprendem, seja para os professores que avaliam, pois fazem intercâmbio acadêmico e aprimoram a sua conduta avaliativa”, pontuou.

Já a aluna Mérgia Queiroz ressaltou que escrever e apresentar o TCC foi uma experiência ímpar em sua vida.

“Foi um misto de tensão, aprendizagem e felicidade. Entendo que a finalização do TCC é o início de outra etapa, pois pretendo continuar estudando. Além disso, o exercício da escrita e da investigação contribuiu para me tornar uma futura professora bem mais qualificada”, afirmou.

O TCC de Pedagogia é um artigo científico do tipo teórico-empírico com um mínimo de 18 e o máximo de 25 páginas. Durante a elaboração do trabalho, os estudantes tem o apoio de professore de TCC e dos orientadores temáticos.

Ascom FAT