Professores de Administração e Contábeis aprovam artigos no XVIII ENGEMA / USP

Através da equipe docente, FAT é destaque em evento científico da USP.

O professor Mestre em Contabilidade Juliano Almeida de Faria representa a FAT durante apresentação de artigo intitulado >> Fatores determinantes da evidenciação das mudanças climáticas nas empresas e brasileiras participantes do Carbon Disclosure Project (CDP) << durante o XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo.

O trabalho científico é proveniente dos estudos inerentes ao Doutorado em Engenharia Industrial pela UFBA e objetiva demonstrar, por meio de uma pesquisa de campo, com a triangulação de dados (Literatura, gestores e especialistas acadêmicos) quais os fatores mais determinantes que motivam as empresas a evidenciar aspectos relacionados às mudanças climáticas em seus relatórios. 

A iniciativa do pesquisador contribui no processo de aprofundamento do conhecimento acerca da evidenciação das empresas participantes do CDP e buscar benefícios para todos os participantes do processo, sobretudo, os usuários da informação.

Já a professora Me. Neylane dos Santos Oliveira, do curso de Ciências Contábeis, abordará o estudo sobre >> Estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas: um estudo com as empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA << feito em parceria com os docentes Me. Neverson da Cruz Oliveira (Contábeis) e a Me. Thayse Santos da Cruz (Administração / Contábeis), orientado pela professora Doutora Sonia Maria da Silva Gomes (UFBA).

A investigação científica revela indícios do nível de pró-atividade organizacional frente ao desafio das mudanças climáticas, além de contribuir para ampliar as discussões sobre as questões climáticas e suas implicações nas estratégias corporativas para o alcance da sustentabilidade.

ENGEMA

O evento é anual e reúne pesquisadores, profissionais, empresários e gestores públicos envolvidos em novas abordagens de gestão sustentável nas empresas.

Ascom FAT

Compartilhe