Professor Fernando Gentil participa do XIX SemeAd da USP

Professor Fernando Gentil representa a FAT em seminários na FEA|USP.

O professor Fernando Gentil representará a Faculdade Anísio Teixeira (FAT) na XIX edição do SemeAd – Seminários em Administração. O evento será realizado de 09 a 11 de novembro na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA|USP).

A participação do professor no seminário da USP visa discutir o papel do contador na questão de reformas que permitam a transparência nas finanças públicas, processo que envolve a adoção de padrões internacionais de contabilidade do setor público. Na ocasião, Gentil apresentará dois trabalhos que se referem a capítulos de sua tese de doutorado.

O The adoption of international public accounting standards in local Brazilian governments discute o nível de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) nos governos municipais. O trabalho verifica a situação atual de crise na gestão fiscal nas maiores cidades brasileiras que sofrem pela falta de controle patrimonial.

Já o artigo Propuesta de juego interactivo para el proceso de enseñanza-aprendizaje de las IPSAS apresenta um jogo de contabilidade em formato aplicativo de celular, resultante da tese IPSASGAME. A ferramenta busca contribuir com a familiarização dos estudantes com o setor público.

De acordo com o autor, o trabalho em espanhol é uma forma de colaborar com estudantes que se encontram desmotivados e fazem o caminho contrário ao que o país necessita, pois possibilita entender a importância do papel do contador do setor público, na análise, no controle e na apresentação de soluções aos recursos que devem servir à sociedade.

O SemeAd

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA|USP), o SemeAd tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.

O evento é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento.

Ascom FAT