Estudantes do curso de Engenharia de Produção visitam fábricas baianas

Ferbasa: alunos conheceram a estrutura organizacional da empresa

Com o objetivo de atualizar e ampliar os conhecimentos através da observação de atividades práticas, estudantes do curso de Engenharia de Produção fizeram visitas técnicas a fábricas baianas.

As atividades foram promovidas pelas disciplinas Organização, Métodos e Sistemas; Materiais para Engenharia; Projeto de Fábrica e Manutenção Industrial ministradas pelo professor Me. Ed Weine Fernandes – e Projeto de Instalações Agroindustriais e Sistemas de Produção Agroindustrial, ambas ministradas pela professora Doutora Nicolle de Carvalho Ribeiro.

Segundo o professor, a visita também oportuniza visualizar organizações em que pessoas, materiais, informação, equipamentos e processos interagem de forma sistematizada.

Uma das fábricas visitadas, a Conteflex, instalada em Feira de Santana desde 2004, produz contentores flexíveis. Na oportunidade, os alunos conheceram o processo de produção, bem como os tipos de materiais utilizados no processo de fabricação do produto. A visita, realizada no semestre 2016.1, foi acompanhada pela colaboradora Ana Cristina, que mostrou aos discentes da FAT todas as instalações e ensaios.

Ford

No Complexo Industrial Ford Nordeste de Camaçari, os estudantes visitaram o Body Shop – área onde são montadas as carrocerias dos carros –, a área da montagem final e a de testes iniciais e verificação de qualidade final do veículo. Acompanhados das colaboradoras Ruth Oliveira e Manuela Costa, os alunos conheceram a fábrica que tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano e reúne sob o mesmo teto a Ford e mais 23 parceiros, que fornecem sistemas para os veículos diretamente na linha de montagem.

Mondial

Em Conceição do Jacuípe, os estudantes conheceram a estrutura da fábrica Mondial, uma empresa brasileira de eletrodomésticos com atuação nos segmentos de eletroportáteis, áudio e vídeo e ferramentas elétricas. O diretor Gelson Ciafreis e os colaboradores Clóvis Inácio e Gloria Fernandez apresentaram os setores de desenvolvimento de produtos e qualidade da empresa.  Na fábrica, os alunos conheceram os processos de produção de portáteis e ventilação, onde puderam verificar o sincronismo dos setores e layout enxuto da empresa.

Ferbasa

Ainda, os futuros engenheiros visitaram a Ferbasa, na cidade de Pojuca, empresa especializada nas áreas de mineração, metalurgia e de recursos florestais. Na visita, os estudantes conheceram a estrutura organizacional e o todo sistema de produção. Acompanhados dos colaboradores José Augusto e Eduardo, os estudantes puderam entender o processo desde a retirada da matéria prima das minas até o produto acabado. Eles conheceram ainda o sistema de qualidade do processo e visitaram os fornos durante a produção de ferroligas.

Ascom | FAT