Professor representará a FAT em eventos científicos de relevância nacional

Coord. do Centro de Pesquisa e Extensão da FAT, professor Doutor Miguel Rivera.

O coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Anísio Teixeira, professor doutor Miguel Rivera Castro, representará a Faculdade Anísio Teixeira (FAT) durante o 1º Workshop sobre Métodos e Aplicações Econométricos e no 16º Encontro Brasileiro de Finanças.

O primeiro evento científico será realizado de 11 a 14/7, em São Paulo, e tem como objetivo estimular discussões entre os pesquisadores internacionais no campo da Econometria e aplicações estruturais.

“Os eventos científicos são uma ótima oportunidade para a FAT se envolver em temáticas novas e fazer contato com pessoas envolvidas na área”, explica o professor, que afirma ser fundamental para a divulgação da instituição.

Além disso, os eventos também abrem espaço para a apresentação de trabalhos científicos e estudos desenvolvidos na FAT junto à comunidade científica externa, bem como o potencial das pesquisas para um grupo seleto de profissionais.

Encontro Brasileiro de Finanças

Rivera ainda apresentará o artigo ‘Risco sistêmico na rede bancária brasileira: uma abordagem usando Vine-cópula’ durante o 16º Encontro Brasileiro de Finanças, realizado de 14 a 17/7 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A pesquisa desenvolvida em parceria com o professor Doutor Andrea Ugolini (Università degli Studi di Firenze, Itália), concentrada no eixo temático Derivativos e Riscos, quantifica o risco sistêmico através do modelo Vine-cópula [distribuição multivariada flexível] e formata a dependência entre cada banco e o índice representativo do sistema brasileiro (BFIndex).

Os resultados indicam que para o período de janeiro de 2007 a janeiro de 2016 o risco sistêmico aumentou dramaticamente durante a crise financeira global, com implicações para a regulamentação de capital das instituições financeiras e para as decisões dos investidores de gestão de risco.

SBFin

A Sociedade Brasileira de Finanças (SBFin) é uma associação de estudiosos da área de finanças, abrangendo acadêmicos, estudantes e profissionais do setor, que visa incentivar o estudo de finanças no país, bem como desenvolver e disseminar o conhecimento de teorias e técnicas para elevação da qualidade do ensino, da pesquisa e da aplicação prática em atividades de gestão financeira e de investimentos.

Ascom | FAT