Estudante de Direito participa de Programa de Estágio da Câmara Federal

Silvimar Charlles Lima de Oliveira, estudante de Direito da FAT.

O estudante do 4º semestre do curso de Direito da FAT, Silvimar Charlles Lima de Oliveira, participou do Programa Estagio Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante cinco dias (27/6 a 1º/7), Silvimar Charlles acompanhou de perto o funcionamento da Câmara Federal, das suas Comissões Técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis e o dia a dia da atividade parlamentar.

A Câmara dos Deputados oferece, desde o final de 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

“Foi um privilégio representar a FAT e Feira de Santana. A sensação por exercer o meu papel de cidadão entre 70 universitários selecionados em todo o país para conhecer o Parlamento Brasileiro é gratificante”, relata entusiasmado.

Além da Casa Legislativa Federal, o roteiro de visitas do discente contemplou o Senado Federal e o Superior Tribunal Federal (STF). Charlles ainda assistiu a gravações e programas televisivos ao vivo na TV Câmara.

Como participar

O estudante interessado deverá entrar em contato com o gabinete do Deputado Federal que representa seu Estado e solicitar sua indicação. Confirmada a indicação, deverá enviar por e-mail ao gabinete as seguintes informações e documentos digitalizados:

§  Informações do estudante: nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial, cidade e UF, CEP, nome do pai e nome da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica;

 

§  Cópia de identidade e CPF;

 

§  Comprovação de matrícula na Instituição de Ensino (correspondente ao semestre do estágio);

 

§  Autodeclaração de saúde preenchida e assinada, conforme modelo.

Depois é aguardar a confirmação da inscrição por parte do CEFOR (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) da Câmara dos Deputados, antes de proceder à compra das passagens. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

Mais informações poderão ser obtidas no Serviço de Estágios do CEFOR nos telefones (61) 3216-7677 / 3216-7673.

Ascom FAT

Compartilhe