Alunos de Pedagogia da FAT visitam Escola Parque, idealizada por Anísio Teixeira

Na última sexta (01/04), os alunos do 5º semestre de Pedagogia da FAT tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o dia a dia de pedagogos e professores através da visita à Escola Parque, em Salvador. Idealizada pelo educador baiano Anísio Teixeira, a escola segue a perspectiva da educação integral. Como explica a profa. Selma Daltro, o objetivo da visita técnica foi trazer uma reflexão sobre a educação integral na perspectiva de Anísio, "fazendo-os conhecer e discutir o contexto da escola, os desafios e possibilidades para implementação de temas como diversidade cultural, respeito, tolerância e o cuidado com a infância".

Na oportunidade, os estudantes da FAT conheceram as práticas leitoras e ações dos docentes voltadas para discussão de diversidade cultural e construção de valores; estratégias pedagógicas voltadas para o fortalecimento da relação escola - família e puderam perceber que a atividade de saída pedagógica favorece a ampliação de laços afetivos, de respeito e solidariedade entre os colegas. “Este tipo de atividade contribui com nossa formação e deixa marcas no nosso crescimento intelectual. Nos leva a enxergar os conteúdos além do que aprendemos em sala de aula”, afirma Maiara Jamila Mendonça, aluna do curso. “A Escola Parque significa um marco muito importante na vida educacional brasileira, não somente por ter sido instalada em 1949/50, mas também por ser ainda um exemplo. Pude perceber que é possível a realização do trabalho feito em parceria com a família, dando enfoque em preparar a criança para a vida moderna, para uma sociedade em mudança”, completa Luciana Ramos, também aluna do 5° semestre de Pedagogia.

Os alunos realizaram essa atividade sob a supervisão dos professores Selma Daltro, Camila Bahia, Zélia Almeida, Carolina Moraes e Erisvaldo Souza. É a segunda vez que o curso de Pedagogia visita a instituição, recepcionados pela coordenadora pedagógica da escola, Ivonildes Andrade.

Colaboração: Rute Damascena – Estagiária de Jornalismo/ FAT