Dicas do Mercado de Trabalho – Direito

Imagem: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Já pensou em cursar Direito? Esse é um dos cursos com maior abrangência no mercado de trabalho e é responsável pela aplicação das normas jurídicas vigentes no País. O profissional do Direito zela pela boa relação entre os cidadãos, empresas e o poder público, e pode atuar tanto como advogado, ou optar pela carreira jurídica, prestando concurso público.

Como o campo de atuação é muito vasto, o profissional formado pode atuar na advocacia, representando empresas, instituições ou indivíduos, encabeçando disputas comerciais, preservando e defendendo os direitos dos consumidores, apresentando defesas ou acusações em ações criminais, atuando em causas na área de Direito de Família, etc.

Nas carreiras jurídicas, pode atuar representando órgãos públicos, na defensoria pública, em delegacias de policias, chefiando investigações e elaborando inquéritos. A magistratura também é um campo possível para atuação, julgando processos e expedindo mandados de prisão, de busca ou apreensão, etc; ou ainda no Ministério Público, defendendo os interesses da sociedade perante o juiz, promovendo ações penais, apurando responsabilidades e fiscalizando o cumprimento das leis.

Segundo o Conselho Federal da OAB, existem cerca de 750 mil advogados trabalhando no Brasil, e mais de 1,5 milhão de bacharéis de Direitoformados. Apesar de parecer uma quantidade elevada, o mercado de trabalho demanda cada vez mais este profissional, que tem um amplo campo de atuação e uma função social das mais relevantes.

Colaboração: Rute Damascena - Estagiária de Jornalismo/FAT