FAT Lança Novos Cursos de Pós-graduação

10

Comprometida com a formação de profissionais capacitados para atender às demandas da sociedade e promover o desenvolvimento regional, a Faculdade Anísio Teixeira amplia o seu Programa de Pós-Graduação. Além do já tradicional Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria, a FAT abre processo seletivo para mais três cursos, que serão ofertados a partir de fevereiro do próximo ano: Enfermagem Neonatal, Saúde Pública com ênfase em PSF e Enfermagem Intensivista. A decisão de ampliar a oferta de cursos em nível de pós-graduação foi motivada principalmente pela carência de profissionais especializados nessa área e pela crescente expansão da rede de atendimento médico-hospitalar em Feira de Santana. O Curso de Enfermagem Intensivista tem por objetivo capacitar enfermeiros para prestar assistência sistematizada a pacientes adultos que se encontrem em situação crítica de saúde. Além disso, através de atividades acadêmicas devidamente programadas, o curso procura estimular o pensamento crítico-humanista para que se preste uma assistência mais digna aos pacientes. Este curso destina preferencialmente a profissionais graduados em enfermagem, o que não exclui a participação de outros da área de saúde. O Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase em PSF, por sua vez, tem por objetivo capacitar trabalhadores da saúde para uma atuação critica e reflexiva dentro de uma dimensão coletiva do processo saúde-doença-cuidado. Nesse particular, a iniciativa baseia-se nos princípios doutrinários do SUS, que são a universalidade, integralidade, equidade no acesso aos serviços e na atenção à saúde. Adota-se como pressupostos básicos a descentralização dos serviços e ações de saúde, a regionalização e a hierarquização da rede e ainda a participação popular. O publico alvo é constituído de profissionais da área de saúde, com formação superior, tais como enfermeiras(os), médicos, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e outros. Já o Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal tem por finalidade capacitar enfermeiras(os) para cuidar de indivíduos no período perinatal/neonatal, nos diferentes graus de complexidade em que se encontrem, através do desenvolvimento de atividades acadêmicas, assistenciais e de pesquisa, a partir de uma reflexão crítica sobre a prática profissional. Este curso destina-se preferencialmente a profissionais graduados em Enfermagem. Estudantes que se encontrem cursando o último semestre do Curso de Enfermagem também poderão participar do processo seletivo. Por fim, o Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial com ênfase em Controladoria é direcionado a profissionais graduados em Contabilidade, Economia e Administração que estejam interessados em assumir postos de direção e adquirir competências para gerar soluções estratégicas em organizações que busquem crescer e competir em mercados globalizados. Um dos objetivos do curso é preparar profissionais para conhecerem as forças que regem a concorrência no atual ambiente de negócios e criar vantagem competitiva. Com isso, os mesmos estarão aptos para prever movimentos de mercado, definir estratégias de negócios, avaliar desempenho, reduzir custos e otimizar resultados. O curso terá um corpo docente constituído exclusivamente por Mestres e Doutores titulados pelas principais Universidades do país, com larga experiência em Pós-Graduação. Especificamente, a Especialização em Contabilidade Gerencial se encaminha para a consecução dos seguintes objetivos: capacitar o aluno a utilizar modernas ferramentas de gestão; estimular a aplicação de conceitos de Controladoria no âmbito das organizações, visando a aumentar a competitividade dos mercados regionais; preparar profissionais para atenderem novas demandas de mercado na área econômico-financeira e disseminar estratégias voltadas para guindar empresas nacionais ao nível das Companhias de Classe Mundial. Assim, cria-se em Feira de Santana, mais uma oportunidade para que os egressos da graduação possam se qualificar para enfrentar novos desafios e ampliar o leque de conhecimentos. As inscrições poderão ser realizadas, presencialmente, na Faculdade Anísio Teixeira, no período de 16 de outubro a 29 de dezembro. Informações: 75-3616-9466 ou www.fat.edu.br.