Alunos de Administração serão maioria no Enade 2006

09

Os estudantes de Administração serão a maioria no Enade 2006. Do total de 463.165 alunos selecionados para participar do exame, aproximadamente um terço (153.509) pertencem a esta área do conhecimento. Os cursos de Direito, Comunicação Social e Ciências Contábeis também se destacam com 88.407, 53.942 e 49.818 participantes na amostra, respectivamente. Os cursos de Arquivologia terão o menor número de representantes: 733 (ver gráfico abaixo). A amostra de alunos selecionados para participar do Enade 2006 foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, dentro de rigoroso critério estatístico. De um total de 821.281 inscritos pelas Instituições de Educação Superior, 56,4% deverão participar das provas. Desses, 58,2% (269.450) são ingressantes e 41,8% (193.715) concluintes dos cursos de graduação pertencentes às áreas que participarão do Exame. Nesta terceira edição do Enade, 15 áreas serão avaliadas: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. A provas acontecem em 12 de novembro, a partir das 13 horas, em todas as 27 Unidades da Federação. Alunos selecionados ao Enade 2006, por área Mais de 41% dos participantes são de Universidades Entre os alunos selecionados para participar do Enade 2006, 41,6% são oriundos de Universidades públicas e privadas. As Faculdades, Escolas e Institutos Superiores concentram 39,8% da amostra de participantes, a seguir vem os Centros Universitários (11,1%) e as Faculdades Integradas (7,5%). Os Centros de Educação Tecnológica respondem por apenas 0,1% dos alunos que farão o exame. Em relação às Categorias Administrativas, 86% dos estudantes que serão avaliados pelo Enade 2006 estão matriculados no setor privado da Educação Superior brasileira. As Instituições públicas (Federais, Estaduais e Municipais) estarão representadas por 65.616 alunos, o que corresponde a 14% do total de participantes selecionados Locais de prova serão divulgados até 30 de outubro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira estará divulgando, até 30 de outubro, os locais de prova do Enade 2006. As listagens serão publicadas no site do Inep e enviadas a todas as Instituições de Educação Superior cujos alunos serão avaliados. Mas os participantes também receberão em suas residências um Cartão de Confirmação. Além disso, as Instituições têm até 4 de outubro para informar ao Inep o nome dos faltosos ao Enade 2004 e 2005 para que estes participem da edição de 2006. Somente assim esses indivíduos poderão regularizar suas situações legais perante o Ministério da Educação e obter os seus diplomas de graduação. As pessoas que estão nesta condição devem procurar as respectivas coordenações dos cursos em que estavam matriculados e solicitar a participação no exame.