Ciências Contábeis: Uma Área de Excelência na FAT

04

Em pouco mais de quatro anos, a Faculdade Anísio Teixeira já desponta como uma referência na formação de Bacharéis em Ciências Contábeis em todo o interior do Estado. Sediada em Feira de Santana, destacado pólo de desenvolvimento econômico, uma de suas metas é preparar profissionais capazes de apoiar as organizações no processo de gestão, visando à otimização de resultados. Essa preocupação baseia-se no fato de que, em ambientes marcados por forte competitividade, o êxito das unidades empresariais torna-se mais dependente de profissionais preparados para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis. Como uma das principais funções do Contador é exatamente municiar o processo decisório com informações que ajudem os gestores a identificar e escolher as melhores alternativas de ação, não é difícil concluir que esse profissional precisa reunir competências que ultrapassam em muito o perfil do antigo contabilista. Ciente dessa nova realidade, a FAT procurou se cercar de profissionais altamente qualificados para que o aluno do curso Ciências Contábeis possa receber uma formação condizente com os novos desafios do mercado de trabalho. Para se ter uma idéia desse diferencial, ela é hoje a única instituição de ensino superior privada que tem o privilégio de contar com um Doutor em Controladoria e Contabilidade na coordenação do referido curso, em todo o interior do Norte e Nordeste do país. Aliás, no que diz respeito ao corpo docente, são poucas as instituições de ensino situadas fora das grandes metrópoles que conseguem reunir quadros tão bem preparados como a FAT. Afinal, mais da metade dos professores que atuam no curso de Ciências Contábeis é composta de mestres e doutores, e todos com larga experiência em ensino superior. Nesse particular, é dever de justiça salientar a contribuição que tem sido oferecida pelas instituições públicas, já que muitos professores provêm de Universidades que investiram pesado em sua qualificação. Esse, sem dúvidas, é um dos fatores que reforça a credibilidade do trabalho acadêmico e contribui para explicar a crescente demanda que recai sobre os cursos de graduação da FAT, especialmente o de Ciências Contábeis. E por falar em sociedade, vale salientar também que o curso de Ciências Contábeis da FAT não se limita a oferecer ao aluno uma formação técnica compatível com as exigências do mercado. Mais do que isso, trabalha-se com a preocupação de desenvolver o espírito de cidadania e formar indivíduos comprometidos com o bem-estar social. Isso significa que não se pretende apenas formar profissionais capazes de responder às demandas dos agentes econômicos, mas também cidadãos preparados para intervir no contexto em que atuam e transformar a realidade, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida da população. Na era da responsabilidade fiscal, então, é absolutamente necessário que o Contador esteja comprometido com a ética, com a transparência e preparado para dar visibilidade aos atos dos gestores públicos. Esse profissional deve estar preparado também para estimular comportamentos de cidadania, induzindo os agentes econômicos ao cumprimento das obrigações fiscais e fornecendo a cada cidadão as informações de que eles necessitam para julgar a atuação dos seus governantes.