Bolsistas do ProUni têm até o dia 10 para confirmar dados e garantir vaga

01

Os pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até a sexta-feira da próxima semana, dia 10, para comparecer à instituição na qual foram contemplados com bolsa de estudos e apresentar a documentação necessária. O Ministério da Educação resolveu prorrogar o prazo em uma semana para não prejudicar alunos que eventualmente tenham dificuldade de cumprir o protocolo. Em 2005, o programa selecionou 90.538 candidatos em todo o país. Para receber o benefício do ProUni, o estudante precisa confirmar renda familiar de até R$ 450 por pessoa, para a bolsa integral, ou R$ 900, para a parcial. Outra exigência é ter estudado na rede pública ou em escola particular com bolsa integral. Caso a confirmação não seja feita, o pré-selecionado pode perder a vaga para os concorrentes da lista de espera. “Os candidatos que não confirmarem os dados no prazo perdem a bolsa”, alerta o diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro. Lista – Após o término do prazo para confirmação, o MEC divulgará uma lista dos reclassificados para preencher as bolsas não ocupadas devido ao não comparecimento dos estudantes ou à impossibilidade de comprovar os dados pessoais. “Se mesmo depois desta fase a instituição não conseguir ocupar a bolsa oferecida, a vaga deve ser ofertada a um estudante que se enquadre no perfil socioeconômico do ProUni”, explica Ribeiro.