Monitoria
Share

 

Quais os principais objetivos do Programa de Monitoria da FAT?

a) aprimorar a qualidade da aprendizagem, ajudando a identificar e corrigir lacunas na formação do aluno;
b) estimular a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
c) despertar no aluno de graduação, com desempenho satisfatório, o interesse pela carreira docente;
d) facilitar o relacionamento entre alunos e professores, especialmente na execução dos planos de ensino;
e) estimular o aluno a compartilhar os conhecimentos adquiridos com aqueles que demandam um maior grau de atenção.

Quais as atividades a que se dedica um monitor?

a) auxiliar os professores em tarefas de ensino, incluindo a preparação de material didático;
b) auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e experimentais compatíveis com o seu grau de conhecimento;
c) auxiliar os professores na orientação de alunos, facilitando as relações que se estabelecem entre docente e discente;
d) auxiliar os alunos em atividades de laboratório, biblioteca, campo e outras compatíveis com o seu nível de conhecimento;
e) atuar unicamente em atividades de ensino e cumprir os horários estabelecidos pelo professor da disciplina.
f) apresentar relatório mensal de suas atividades ao Colegiado do Curso, conferido e assinado pelo professor da disciplina;
Vale observar que, em toda e qualquer circunstância, é vedado ao monitor substituir o professor nas fases de planejamento, execução e avaliação das atividades acadêmicas, bem como no exercício de atos administrativos. De igual forma, salientamos que a função de monitor não constitui cargo nem vínculo empregatício de qualquer natureza.

O que se faz necessário para que o aluno atue como monitor?

Para exercer as atividades de monitoria, antes de tudo, o aluno precisa submeter-se a um processo seletivo. A inscrição para a seleção de monitoria poderá ser realizada no SAE ou no Núcleo de Apoio ao Discente, em período definido em Edital. A inscrição se efetivará mediante requerimento assinado pelo interessado, ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos: histórico escolar e atestado de matrícula. Os candidatos à monitoria serão selecionados em função de prova específica sobre o conteúdo programático da disciplina, exame do desempenho acadêmico e de entrevista.

Quem poderá se inscrever no Programa de Monitoria da FAT?

Poderão inscrever-se para o exame de seleção alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da FAT, desde que já tenham integralizado a disciplina objeto da monitoria, com média igual ou superior a 7,0.

Não poderá exercer a monitoria o aluno beneficiado com qualquer bolsa da Faculdade, admitindo-se exceção à bolsa de estudos.
As provas serão realizadas no período indicado no Edital, conforme escalonamento que será fornecido a cada candidato pelo Núcleo de Apoio ao Discente, no momento da inscrição.

Qual a vigência da bolsa de monitoria?

A monitoria terá vigência de um ano, podendo ser renovada por igual período. O monitor poderá ser dispensado, a qualquer época, por desempenho insatisfatório, por trancamento de matrícula, por sanção disciplinar e por queda no rendimento escolar.

Além das circunstâncias acima mencionadas, perde a condição de participante do Programa de Monitoria o aluno que deixar de: freqüentar as disciplinas em que se matriculou; estar em dia com os encargos educacionais; cumprir as atividades relativas à Monitoria, segundo parecer do professor-orientador.

Como se dá a Remuneração do Monitor e qual o Regime de Trabalho a que ele é submetido?

O aluno selecionado para participar do programa de monitoria recebe, como bolsa-auxílio, um desconto de 20% em sua mensalidade. O auxílio somente é concedido a partir do início das atividades da monitoria, condicionado ao cumprimento de todas as disposições contidas no Edital. O auxílio será concedido pelo período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado uma única vez, caso o monitor seja submetido a novo processo seletivo.

Para a realização de suas atividades, o monitor selecionado deve dedicar 3 (três) horas semanais na disciplina a ele atribuída. O horário para a realização da monitoria é das 18 às 19 horas, em dias da semana a serem definidos pelo professor-orientador, com a concordância do monitor. Cabe ao professor-orientador controlar o horário do monitor e a execução do plano de trabalho por ele estabelecido.

Como é avaliado o Trabalho do Monitor?

O monitor desenvolverá suas atividades sob a orientação do professor responsável pela disciplina, a quem caberá acompanhar e avaliar o seu desempenho. Encerrado o semestre letivo, o monitor apresentará ao Núcleo de Apoio ao Discente um relatório circunstanciado de todas atividades desenvolvidas no período, acompanhado de parecer do professor-orientador, o qual deverá considerar, pelo menos, os seguintes aspectos: cumprimento de carga horária, dedicação ao programa, integração pessoal e profissional.

Concluída a Monitoria, o aluno receberá Certificado?

Ao final do exercício da monitoria, o monitor terá direito a certificado, desde que se cumpram integralmente as exigências estabelecidas neste Edital e as tarefas prescritas pelo professor-orientador. A comprovação da monitoria através de certificado é considerada como diferencial em processos seletivos para docente na maioria das instituições de ensino.

Como posso ter maiores informações?

Utilize nosso canal de atendimento ao aluno clicando aqui.

 

 
FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail