Redes de Computadores


O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FAT é reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 67, de 28 de Fevereiro de 2008, e publicada no Diário Oficial da União de 29 de Fevereiro de 2008. O Curso funciona na sede da Faculdade, na Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – Feira de Santana – Bahia e tem autorização para ofertar 100 vagas anuais, no turno noturno. Sua carga horária total é de 2.294 (duas mil, duzentos e noventa e quatro) horas, que devem ser integralizadas em três anos.

Missão

A missão do Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FAT é formar profissionais-cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preparados para uma atuação profissional de excelência na área de tecnologia, contribuindo firmemente para o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana e região.
Como se observa, a missão do curso está alinhada com a da FAT, em sentido geral, que é formar profissionais competentes, capazes de se situar diante da sociedade como cidadãos, tecnicamente preparados para desempenhar bem suas funções, através da oferta de soluções educacionais inovadoras e de qualidade. Ressalta-se, inclusive, que esta IES procura não apenas formar especialistas, mas também cidadãos éticos, detentores de uma visão abrangente que os capacite a entender o seu papel profissional no mundo. Em outras palavras, pessoas críticas de suas próprias ações, capazes de investigar a realidade, e de interagir com outros setores da sociedade, conscientes da responsabilidade social da sua prática profissional.

Objetivo do Curso

O objetivo desse curso é o de formar profissionais em Informática, com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe. Além disso, pretende-se capacitar os alunos a para atuar nas organizações planejando o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio de redes de computadores realizando atividades de concepção, especificação, projeto, implantação, avaliação, suporte e manutenção de redes de comunicação nos diversos níveis da organização, tanto local como remoto em qualquer tipo de meio de propagação; realizando sempre um trabalho criativo e empreendedor.

Competências e Habilidades desejadas

O Curso busca formar profissionais que possuam as seguintes competências e habilidades, conforme diretrizes curriculares vigentes:

  • Empreender negócios na área de redes de comunicação de dados.
  • Integrar equipes de planejamento de redes de voz, dados e vídeo, participando da elaboração de projetos de infraestrutura física de redes com suporte à transmissão de tráfego multimídia, aplicando corretamente as normas de projetos de redes;
  • Especificar e configurar dispositivos ativos, servidores, estações e periféricos a serem usados em redes;
  • Coordenar e/ou participar da equipe de gerenciamento proativo de redes elaborando relatórios que identifiquem a sua atual situação;
  • Gerenciar orçamentos para fins de aquisição, implantação e manutenção dos componentes de redes;
  • Propor e participar de estudos de atualização em tecnologias emergentes na área de redes posicionando-se em relação às necessidades de expansão;
  • Coordenar e participar de equipes de suporte aos usuários de redes;
  • Traçar diretrizes de segurança da rede objetivando a proteção de seus usuários, equipamentos e serviços;
  • Atuar em processos de administração de servidores de redes;
  • Realizar testes em redes visando identificar problemas e soluções nos processos implementados.

Pretende-se ainda proporcionar aos profissionais conhecimentos e formação integral, com base nas tendências e atualizações contínuas da área de computação e informática em especial na sub-área de redes de computadores, tornando-os capazes de intervir no desenvolvimento econômico e social da macro região de Feira de Santana. O perfil do profissional que estaremos formando no curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores é o de um tecnólogo especializado na elaboração, implantação e manutenção de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, conectividade entre sistemas, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, modelagem, especificação e implementação de projetos do mundo real.

Perfil do Egresso

O perfil do profissional que estaremos formando no curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores é o de um tecnólogo especializado na elaboração, implantação e manutenção de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, conectividade entre sistemas, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, modelagem, especificação e implementação de projetos do mundo real.
Dessa forma, o curso busca estabelecer uma prática de ensino que articule as áreas do conhecimento implicadas na formação de um profissional de redes. Ou seja, uma formação que prepara o egresso para ser agente transformador no mercado, pois não estará restrito à aplicação da tecnologia. Será capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas relacionados a redes de computadores. Utilizará ferramentas, equipamentos, métodos e técnicas específicas para implementar redes de computadores nas instituições públicas e privadas com objetivo de melhorar as condições de trabalho e de vida dos profissionais envolvidos. Possuirá uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

Mercado de Trabalho

As funções que este profissional poderá ocupar no mercado são:

Gerente ou Analista de suporte em redes de computadores;

Administrador de redes de computadores;

Técnico e Analista de infraestrutura;

Consultor de tecnologias e infraestrutura de informática;

Projetista de redes de computadores.

 

Atividades Complementares

Finalidades: O Projeto Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FACULDADE ANISIO TEIXEIRA, considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional da área tecnológica, reservou um total de 200 horas para a realização de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional de TI do novo milênio.

Tipos: Participação em projetos institucionais de extensão ou iniciação científica orientadas por docentes e monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo, Publicação de artigo em revistas especializadas e em anais de eventos, Participação em eventos técnico-científicos e culturais, Participação em eventos técnico-científicos e culturais, com apresentação de trabalho, Estágios extracurriculares na área do curso, Representação Estudantil nos Conselhos ou representação de turma, Participação estudantil em Diretórios Central e Acadêmico, Participação em Empresa Junior, Participação em mini-cursos ou curso de nivelamento promovidos por instituição de ensino superior, Atividades de mesário eleitoral, voluntário ou não, comissário de menores e conselhos tutelares, Serviço Voluntário na área do Curso desenvolvido em órgãos públicos ou em empresas privadas, mediante apresentação de relatórios, Atividades profissionais na área do Curso em órgãos públicos ou privados, mediante apresentação de Relatório, Outras atividades reconhecidas pelo Colegiado do Curso.

Estágio curricular supervisionado

O Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas para Internet da FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA reconhece que o contato com o mercado de trabalho, ainda durante o período de formação, possibilita a consolidação de conceitos, contribui na preparação para a carreira profissional e orienta o estudante de Sistemas para Internet na sua escolha de especialização profissional. Neste sentido, e considerando que de acordo com o parágrafo 3º do Artigo 7º da Resolução 004/2005, a inclusão do Estágio Supervisionado no currículo do Curso de Graduação é uma opção da IES ofertante do curso, o curso de Sistemas para Internet da FAT opta pelo cumprimento do estágio, objetivando colocar no mercado as práticas vivenciadas em laboratório. Dessa forma, o estágio poderá ser realizado pelo estudante no 5º e 6º acompanhado pelas disciplinas Estágio Supervisionado I e II.

Duração Mínima: 6 semestres
Carga Horária: 2.000 horas
Formação: Graduação em Tecnologia
Horário: Noturno



Princípios Norteadores da Grade Curricular

1. Evitar o prolongamento desnecessário do curso de graduação, tendo em vista o atual paradigma da educação continuada;
Incentivar uma sólida formação geral, para que o futuro contador possa superar os desafios das renovadas condições do exercício profissional;
2. Estimular práticas de estudos independentes, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
3. Valorizar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, especialmente as que se refiram à experiência profissional;
4. Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, bem como os estágios e a participação em atividades de extensão;
5. Contemplar conhecimentos que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, especialmente as que se relacionem com o semi-árido baiano. 

Configuração da Grade Curricular

A grade curricular do Curso de Rede de Computadores da FAT assume a seguinte configuração:

1º SEMESTRE
Disciplina C/H
Língua Portuguesa 68
Introdução à Computação 68
Algoritmos e Programação 68
Lógica Matemática 68
Ambiente Internet 68
Total 340
2º SEMESTRE
Disciplina C/H
Dinâmica de Grupo e Criatividade 68
Inglês Instrumental 68
Montagem e Manutenção de Computadores 68
Redes de Computadores 68
Estrutura de Dados e Arquivos 68
 Total 340
3º SEMESTRE
Disciplina C/H
Sistemas Operacionais 68
Empreendedorismo 68
Banco de Dados 68
Aplicações e Transmissões de Dados Multimídia 68

Programação Orientada a Objetos

68
Total 340
4º SEMESTRE
Disciplina C/H
Métodos de Pesquisa 34
Comércio Eletrônico 68
Software Livre 68
Sistemas Distribuídos 68
Ética e Direitos Humanos em Computação 34
Segurança Computacional 68
Total 340
5º SEMESTRE
Disciplina C/H
Administração e Gerência de Redes de Computadores 68
Cabeamento e Equipamentos de Redes 68
Tecnologias TCP/IP 68
Princípios de Telecomunicações 68

Computação Móvel e Redes Sem Fio

68

Estágio Supervisionado I

110
Total 340
6º SEMESTRE
Disciplina C/H
Laboratório de Administração de Redes 102
Projeto de Redes de Computadores I 68
Projeto de Redes de Computadores II 34
Segurança de Redes de Computadores 68
Trabalho de Conclusão de Curso 68
Optativa 34
Estágio Supervisionado II 110
Total 372


Estamos atualizando essa seção.



O dimensionamento da carga horária foi estruturado, considerando o semestre composto de 18 semanas, sendo 04h./aulas por turno e disciplinas com 04 horas aulas/semana.


1 º Semestre

2 º Semestre

3 º Semestre

4 º Semestre

5 º Semestre

6 º Semestre

OPTATIVAS

Estamos atualizando essa seção.

 

 

 

Coordenação:
Profa. Me. Jamylle Santana

E-mail:
jamylle@fat.edu.br

Telefone:
(75) 3616-9451

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
Rua Juracy Magalhães, 222 - Ponto Central - CEP 44032-620 - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Telefax: (75) 3616-9451 / E-mail: fat@fat.edu.br
Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001, D.O.U. de 26 de março de 2001.
Webmail